ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA: UMA PERSPECTIVA DE ENSINO ALÉM DA TEORIA

  • Camila Garbuio BORTOLI
  • Carine da Costa MARQUES
  • Luciano de Lacerda GURSKI
Palavras-chave: educação física escolar, abordagem Crítico-Superadora, teoria e prática

Resumo

A partir do movimento renovador da Educação Física (BRACHT, 2000) construíram-se diversas abordagens teóricas que versam sobre a Educação Física escolar, entre elas a abordagem Crítico-Superadora, a qual se pauta este estudo. Durante a formação inicial são apresentadas, de maneira teórica, diversas abordagens de ensino. Porém, sente-se a necessidade de saber como que, na realidade de uma aula, essas abordagens podem auxiliar os professores a (re)construir sua prática tendo como referência determinadas teorias. Busca-se com esta pesquisa identificar aspectos da prática que permitam desenvolver possibilidades de efetivação desta abordagem nas aulas de Educação Física das escolas. Este estudo tem como objetivo então analisar a atuação de um professor da rede municipal de ensino de Curitiba, de forma a compreender quais estratégias e conhecimentos lança mão em suas aulas, tendo em vista a perspectiva de ensino Crítico-Superadora. Para isso, buscou-se verificar quais os conteúdos presentes nas aulas e como estes são abordados pelo professor, bem como, revisar a literatura quanto ao ensino na percepção Crítico-Superadora. O percurso metodológico pautou-se na pesquisa de natureza qualitativa, por meio da pesquisa de campo. Foram feitas observações em uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba-PR, de março a junho de 2015. Foram observadas 10 (dez) aulas de Educação Física de uma turma de 4º ano do ensino fundamental. Nas observações houve a elaboração de relatórios considerando critérios pré-definidos a partir da análise da obra “Metodologia de Ensino da Educação Física” (COLETIVO DE AUTORES, 1992) buscando assim aproximações entre a prática docente e este referencial.  Esta pesquisa encontra-se em andamento, sendo que até este momento foi possível perceber relações entre a prática docente observada e os propósitos da abordagem Crítico-Superadora.
Publicado
2016-04-14

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)