AGRESSIVIDADE E JOGOS COOPERATIVOS

  • Oziane de AGUIAR
  • Ana Leticia Padeski FERREIRA
Palavras-chave: educação física escolar, agressividade, jogos cooperativos

Resumo

A violência é um tema cada vez mais presente nas discussões e debates da escola, principalmente em relação às brigas e agressões verbais. Ao ser manifestado na escola a agressividade torna-se contraditória, ou seja, ao mesmo tempo em que a escola é um espaço educativo de desenvolvimento do aluno de forma integral torna-se um espaço vulnerável ações agressivas. A escola deveria ser um lugar sem violência afim de proporcionar um ensino de qualidade e facilitar o trabalho dos profissionais da educação, mas a realidade é muito diferente e chega até o extremo que é agressão física. Procurando aprofundar e contribuir com esse debate este trabalho objetiva identificar como os jogos cooperativos auxiliam na diminuição da agressividade na Educação Física Escolar. Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica onde será desenvolvida com base nos materiais já elaborados. Serão utilizados como fonte de estudo: artigos, livros e revistas, buscando compreender a agressividade no contexto da Educação Física Escolar e sua relação com os jogos cooperativos. Este estudo se dividirá em duas partes fundamentais: na primeira serão levantadas bibliografias que identifiquem quais os principais fatores que influenciam a prática de atos agressivos dentro da escola, e a segunda elencará as principais características dos jogos cooperativos e sua relação com a agressividade. Depois de feita esta revisão de literatura será elaborado um quadro identificando obra e autor bem como relacionar as principais ideias sobre o tema apresentado.

Publicado
2016-04-14

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