Experiência docente de jornalistas na disciplina de Relações Humanas do CEP Scarpa

  • Danielle Scheffelmeier Mei
  • José Pires
  • Tiago Machado
Palavras-chave: CEP Scarpa, Oficina de Comunicação, Comunicação, Educação

Resumo

O presente trabalho visa descrever as experiências dos três profissionais jornalistas na área da docência, na condução da disciplina de Relações Humanas (Oficina de Comunicação Impressa e Audiovisual) no curso de Auxiliar de Administração do Centro de Educação Profissional Comendador Umberto Scarpa (CEP Scarpa), em Pinhais. O curso, oferecido gratuitamente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), visa proporcionar conhecimentos diferenciados aos estudantes, que foquem no desenvolvimento humano, relações interpessoais, sociais e psicossóciopedagógicas. São apresentadas contextualizações que embasem as práticas de comunicação e Educação em um ambiente escolar. Além disso, o trabalho esmiúça como são as práticas de docência na oficina de comunicação impressa, que engloba a produção do jornal Aprendiz da Notícia, atualização de blog e produção de conteúdo para redes sociais. No contexto audiovisual, os estudantes produzem vídeos e estudam técnicas de comunicação via rádio. Como resultados, é possível observar, com a realização das oficinas, um desenvolvimento dos alunos em outras áreas do conhecimento, bem como resiliência, superação da timidez própria da idade e da capacidade de lidar, de forma positiva, com situações adversas.
Publicado
2017-03-30