Comportamentos e Expectativas do Jovem Brasileiro em Relação ao Futuro e ao País que Deseja Construir

  • Amanda de Albuquerque Cerioli PUCRS
  • Ilton Teitelbaum PUCRS
Palavras-chave: Gerações, Perfis, Aspirações, Futuro

Resumo

O presente artigo aborda os resultados do “Projeto 18/34 – O jovem brasileiro e o futuro do país”, elaborado Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Seu objetivo é comparar o perfil do jovem das Gerações Y e Z ao da Geração X, buscando semelhanças e diferenças relacionadas a ambições e expectativas para o futuro. Os jovens de 18 a 34 anos, mais conhecidos como Gerações Y e Z, são nascidos na era digital; participantes das transformações das formas de comunicação, quebram tabus em busca de sua identidade e se caracterizam pela liberdade e inovação. Esta pesquisa investigou aspectos como o perfil do jovem, visão sobre o país, ambições e expectativas para o futuro. A estratégia metodológica englobou a análise dos resultados obtidos na pesquisa de campo e de seus cruzamentos com o referencial teórico do estudo. A partir disso, foi feita a interpretação dos perfis no contexto social investigado em busca de aspirações relacionadas a aspectos pessoais, profissionais e financeiros, além de ideias quanto ao futuro. Pode-se concluir que as principais aspirações são independência financeira, conforto econômico e preferência pela iniciativa privada; enquanto a visão de futuro inclui vontade de conhecer o mundo, mas também de se estabilizar no país e construir família.

Biografia do Autor

Amanda de Albuquerque Cerioli, PUCRS
Estudante de Publicidade e Propaganda na FAMECOS/PUCRS, Bolsista de Pesquisa Acadêmica pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da Famecos e uma das Autoras do Projeto 18/34 – O jovem brasileiro e o futuro do país, cujos resultados embasam o presente artigo.
Ilton Teitelbaum, PUCRS

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela FAMECOS/PUCRS, Mestre em Administração, com ênfase em Marketing, pelo PPGA/UFRGS, Professor Adjunto do Curso de Publicidade e Propaganda da FAMECOS, Coordenador do Núcleo de Tendências e Pesquisa do Espaço Experiência da Famecos.

Publicado
2018-04-26