Licenças Creative Commons e o alcance do jornalismo na internet: o caso do The Conversation

  • Gustavo Ribeiro de Francisco Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR; Universidade Positivo, Paraná.
  • Felipe Harmata Marinho Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Universidade Positivo, Paraná.
Palavras-chave: Ciberjornalismo, Direitos autorais, Creative Commons, The Conversation

Resumo

A internet alterou significativamente as bases do jornalismo. Do tradicional impresso para o ambiente virtual, os desafios mudaram, inclusive em relação a direitos autorais. Estes foram abalados pela natureza da internet do copiar e colar. Como uma alternativa, as licenças Creative Commons criam uma nova forma de encarar a produção de conteúdo no mundo digital, permitindo a reprodução livremente e de forma gratuita. Diversos veículos de comunicação apostam nesse modelo e, consequentemente, ampliam o alcance de seus artigos ao ver outros sites copiando e colando. Este estudo tem o objetivo de verificar o alcance das publicações jornalistas que usam as licenças Creative Commons. Para isso, foi analisado o caso do The Conversation, com base em uma pesquisa quantitativa, na qual foram enumeradas as reproduções, o período em que foram feitas, os veículos que usaram os conteúdos, os locais de origem dos veículos e se as diretrizes do Creative Commons foram respeitadas.

Biografia do Autor

Gustavo Ribeiro de Francisco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR; Universidade Positivo, Paraná.
Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.
Felipe Harmata Marinho, Universidade Fernando Pessoa, Portugal. Universidade Positivo, Paraná.

Doutorando em Ciência da Informação, na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Mídias Digitais e Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing da Universidade Positivo. Também leciona na mesma instituição nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design. E-mail: .

Publicado
2018-04-26