Narrativas biográficas: Análise de produções acadêmicas disponíveis no portal de periódicos da Capes

  • Aline Albuquerque Lima Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Monica Martinez Universidade de Sorocaba (Uniso)
Palavras-chave: Jornalismo Literário, Narrativas Biográficas, Biografias, Análise de Conteúdo

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira relacionada às pesquisas acerca do tema narrativas biográficas ou biografias, diretamente inseridas como um dos objetos de estudo do jornalismo literário. Este estudo faz parte da revisão de literatura do projeto de iniciação científica “Jornalismo Literário: reflexões sobre história, epistemologias, teorias, metodologias e práxis”, desenvolvido na Universidade de Sorocaba (Uniso). O método utilizado é a Análise de Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin (BARDIN, 2011; MARTINEZ; PESSONI, 2015). O corpus foi selecionado por meio de cinco artigos rastreados no portal Periódicos Capes, citando os termos em conjunto “biografias” e “jornalismo”. As categorias de análise foram a citação direta do tema biografias como produto de pesquisa do trabalho, os meios da produção biográfica, os tipos, e autores com relevância no tema. Os resultados sugerem que, apesar de vasto, o campo de estudo ainda é pouco explorado, já que foram apenas 13 artigos encontrados e cinco analisados.

Biografia do Autor

Aline Albuquerque Lima, Universidade de Sorocaba (Uniso)
Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso), aluna da Iniciação Científica na modalidade Probic.
Monica Martinez, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós-doutorado em Narrativas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC/UNISO).

Publicado
2018-04-26