Asas do discurso: Dias Gomes e García Márquez sobrevoam a América Latina

  • Luiz Carlos Dale Vedove Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.
  • Maria Cecília Guirado Universidade Estadual de Londrina - UEL. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
Palavras-chave: Dias Gomes, Gabriel García Márquez, América Latina, censura, Bakhtin

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar as relações entre as imagens aladas criadas por Dias Gomes (na telenovela Saramandaia, de 1976) e Gabriel García Márquez (no conto Um senhor muito velho com umas asas enormes, de 1972). Essas representações foram observadas a partir de seus diálogos, desnudados por intermédio das lentes de Mikhail Bakhtin. Conjectura-se que a personagem criada por Dias Gomes (João Gibão) reproduz anseios de liberdade do Brasil no período da ditadura, assim como as criações do autor colombiano chamam atenção para a mesma reivindicação de toda a América Latina. Por meio dos diálogos estabelecidos entre as personagens (João Gibão e o Senhor muito velho com asas), o estudo pretende desvelar o corpo grotesco como elemento estrutural por onde se formalizam as semelhanças. Os significados imediatos das asas e do voo traduzem o desejo dos autores pela liberdade intelectual e pela tolerância às diferenças no Brasil e na América Latina naquele período de grande censura.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Dale Vedove, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.
Mestre em Comunicação Visual (UEL), especialista em Cinema e Documentário (Pitágoras) e jornalista (Unoeste).Leciona na Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente - Unoeste.
Maria Cecília Guirado, Universidade Estadual de Londrina - UEL. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Pós-doutora em Jornalismo (UFSC) Doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e jornalista (UEL). Ministra aulas na graduação e no Mestrado em Comunicação da UEL.

Publicado
2018-04-26