O desafio da cooperação sul-sul: a nova face da política externa brasileira

  • Geovane Machado Alves
Palavras-chave: Intervenção Humanitária, Não-intervenção, Diplomacia Solidária, Solidariedade Internacional, Cooperação Sul-Sul

Resumo

A política externa brasileira tem enfatizado a real importância do diálogo político e da Cooperação Sul-Sul em resposta às disparidades de poder e às crescentes assimetrias internacionais. A opção adotada pelo Brasil propõe a substituição de uma visão de cunho meramente assistencialista para uma estratégia de parceria e cooperação para o desenvolvimento dos países recipiendários, objetivando promover a restauração e o fortalecimento das instituições nacionais, com vistas ao progresso e a defesa da cidadania e da democracia, rompendo o ciclo marcado pela indiferença e/ou pela ineficácia das soluções propostas frente aos conflitos que afligem os países em desenvolvimento. Da conjuntura à estrutura, esta cooperação deixa de ser um esforço isolado de implementação de um programa temático e passa a concentrar-se na reconstrução de um Estado em particular. Neste diapasão, pode-se dizer que a atual intervenção brasileira para reconstrução e estabilização do Haiti tornou-se um exemplo fático desse novo paradigma de mediação e de intervenção, caracterizado por uma interlatinamericanidade (Cooperação Sul-Sul) e motivado por questõesde solidariedade e afinidade internacional.
Publicado
2017-06-19
Como Citar
ALVES, G. M. O desafio da cooperação sul-sul: a nova face da política externa brasileira. Cadernos da Escola de Direito, v. 2, n. 13, 19 jun. 2017.
Seção
Artigos Selecionados