Racionalização, civilização e história social do conhecimento: diálogos entre weber, elias e peter burke para uma aproximação de discursos sobre intervenção social

  • Paulo Ricardo Opuszka
Palavras-chave: Civilização, Racionalização, História Social

Resumo

A finalidade do artigo é articular alguns fragmentos do pensamento de Max Weber, Norbert Elias e Peter Burke pretendendo uma aproximação entre teoria e argumentos nas categorias processo de racionalização, processo civilizador e história social do conhecimento ocidental, vasos comunicantes entre os autores, capazes de refletir a Modernidade e o Direito no debate entre o Jurídico, a Ciência e a Sociedade. Os fragmentos do ensaio podem contribuir com elementos que possibilitem uma intervenção social, ainda que no campo da reflexão teórica capaz de aproximar discursos sobre as demandas sociais e a proteção dos direitos de comunidades, indivíduos ou mesmo habitantes do mundo, para além da vida humana. A forma de interação do homem com o mundo, ou ainda, o ato de conhecer também apresentou diferentes maneiras de se estabelecer, de se construir, solenidades que ao longo dos tempos foram galgando posições na academia, principal espaço de legitimação do conhecimento durante o processo civilizacional ou de desencantamento do mundo. Tal fenômeno será objeto das preocupações de autores como Max Weber, Norbert Elias e Peter Burke. Na tentativa de dialogar com os referidos autores a história do pensamento pode mediar a compreensão do processo de racionalização e civilização típicas da Modernidade Ocidental relevantes para a compreensão crítica do jurídico, objeto-fim de presente análise.
Publicado
2017-06-20
Como Citar
OPUSZKA, P. R. Racionalização, civilização e história social do conhecimento: diálogos entre weber, elias e peter burke para uma aproximação de discursos sobre intervenção social. Cadernos da Escola de Direito, v. 1, n. 14, 20 jun. 2017.
Seção
Outros Temas