Foco e Escopo

A missão da Revista Cadernos da Escola de Saúde do Centro Universitário Autônomo do Brasil é contribuir para a divulgação de pesquisas científicas da área de Ciências da Saúde visando contribuir para a ampliação do conhecimento científico nessa área, primando pela qualidade e pautada em respeito aos princípios éticos envolvendo seres humanos e animais em experimentação.

Para publicação serão considerados atualidade e relevância do tema, além de consistência científica e respeito às normas éticas. A Revista Cadernos de Saúde está voltada para publicações de trabalhos inéditos versados sobre revisão de literatura, relatos de casos ou artigos originais oriundos de pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses.

Os autores são responsáveis por declarar conflito de interesse, o qual deve ser assinado por todos os autores e anexado junto ao artigo, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal relacionados ao estudo; e agradecimentos, caso sejam necessários.

Os autores deverão assinar a declaração de originalidade do trabalho e a transferência dos direitos autorais caso o trabalho seja aceito para a publicação.

Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos, bem como a exatidão e procedência das informações e referências são de responsabilidade exclusiva dos autores, não cabendo ao Conselho de Editoração emitir opiniões sobre o assunto.

A publicação do manuscrito dependerá do cumprimento das normas da revista e da apreciação pelo Conselho de Editoração, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.

Nos manuscritos cuja pesquisa envolva seres humanos ou animais de experimentação deve constar o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e a cópia do parecer deve ser enviada como documentos suplementares.

Os autores também deverão explicitar nos artigos, resultantes de pesquisa ou relato de experiência que envolveu seres humanos, se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), além do atendimento a legislações específicas (quando houver) do país no qual a pesquisa foi realizada. Para os artigos originais decorrentes de pesquisa realizada no Brasil, indicar o respeito à Resolução do Conselho Nacional de Saúde n.466, de 12/12/12.

Os Artigos de pesquisas clínicas devem informar o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo International Committee of Medical Journal Editors (www.icmje.org).

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à revista passarão por um processo de análise em duas etapas distintas. Na primeira, o arquivo será recebido pelo Editor, que fará a avaliação de estrutura e formatação. Posteriormente, serão designados Editores de Seção, que encaminharão a avaliação aos revisores designados para cada uma das áreas (sendo dois avaliadores para cada manuscrito — sistema double blind review).

Após os pareceres e a versão final, o texto poderá ser Recusado ou Aceito, de acordo com a deliberação do Editor, sendo o resultado comunicado ao autor correspondente pelo e-mail informado no processo de submissão.

Periodicidade

A Revista do Cadernos da Escola de Saúde do Centro Universitário Autônomo do Brasil terá duas edições anuais, uma em fevereiro e outra em agosto.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Estrato Qualis Capes

Área de Avaliação

Classificação

EDUCAÇÃO

C

EDUCAÇÃO FÍSICA

C

INTERDISCIPLINAR

C

MEDICINA

C

MEDICINA II

C

PSICOLOGIA

C


__________________________

Fonte: Plataforma Sucupira, jan. 2023.