Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Criada em 2012, a revista Expressão é uma publicação multidisciplinar, com periodicidade anual tanto na versão eletrônica quanto na impressa, e tem como principal finalidade estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões sobre atividades acadêmicas do UniBrasil Centro Universitário, assim como pontos de vista de pessoas representativas da comunidade sobre questões atinentes à área.

Publica artigos, resenhas e eventos comentados. Seu público alvo é a comunidade acadêmica, professores, educadores e estudantes, assim como pessoas interessadas em arte, cultura, responsabilidade social e questões de gênero.

A estrutura da revista compreende sete seções: Projeto UniBrasil Futuro; UniBrasil Academia; Eventos Especiais; Gênero; Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Cultura UniBrasil; Atividades Acadêmicas

Todos os números são de responsabilidade dos organizadores (Conselho Editorial) e devem conter diversidade de textos, incluindo artigos de opinião ou dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura.

A publicação dos textos far-se-á após a proposta a ser aprovada pelo Conselho Editorial. Informações detalhadas encontram-se nas “Diretrizes para Autores”.

 

Políticas de Seção

UNIBRASIL FUTURO

Tem como objetivo a manutenção de um canal permanente de divulgação e discussão de ideias e de variados pontos de vista, como forma de pensar o Brasil, seu momento, perspectivas e possibilidades. Os artigos da seção abordam os principais eventos do ano sob a ótica de autores pertencentes ao quadro do centro universitário, de outras instituições de ensino ou comunidade.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ACADEMIA UNIBRASIL

Concebido com os objetivos de convidar pessoas vitoriosas na vida pessoal e profissional para ministrar palestras, relatando suas carreiras e trajetórias; e especificamente proporcionar acréscimo da motivação dos alunos aos estudos, mediante conhecimento dos exemplos positivos desses palestrantes.  Os artigos privilegiam as diferentes perspectivas de abordagem sobre o tema.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EVENTOS ESPECIAIS

Entendendo a importância de parcerias para melhor cumprir a missão de oferecer ensino de qualidade e formação ética para a vida, os eventos temas dos artigos são compartilhados com várias outras instituições, sempre com ênfase cultural e educacional. A união de energias, vocações, aspirações, capacidades e recursos para a consecução de objetivos comuns produz excelentes resultados e os artigos refletem esta realidade.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ATIVIDADES ACADÊMICAS

A seção aborda atividades operacionalizadas através das Escolas do UniBrasil Centro Universitário, que contam com programas acadêmicos modernos, voltados ao conhecimento técnico específico de cada área, ao desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico e à formação humana. Traz comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

GÊNERO

A seção contempla artigos sobre a questão de gênero em suas múltiplas abordagens, com afinidade entre seu foco acadêmico. Registra, também, a realização anual do projeto Mulheres Paranaenses que tem entre seus objetivos reconhecer e registrar exemplos de vida e de trabalho e a extraordinária importância da presença feminina para o estado do Paraná, homenageando mulheres que, com sua atuação e competência, destacaram-se e contribuíram decisivamente para o desenvolvimento científico, cultural, artístico e empresarial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Os temas são essenciais e praticamente complementares, abre-se nesta seção espaço para artigos que os abordam e para o registro de atividades voltadas especificamente às áreas, sejam elas acadêmicas ou empresariais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CULTURA UNIBRASIL

A seção contempla atividades culturais e de incentivo à cultura. As experiências compartilhadas pela vivência cultural enriquecem o conhecimento, ampliam os horizontes e fortalecem o pensamento crítico. Projetos como o Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil e outros desenvolvidos dentro e fora da comunidade, que promovem o diálogo necessário à formação ética e cidadã. A seção traz também comentários, entrevistas e outros textos que não se caracterizam como artigos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são avaliados pelo Conselho Consultivo, consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente, com parecer final do Comitê Editorial.

Os aspectos considerados na avaliação dos artigos são os seguintes:

 

  • Questões referentes ao conteúdo: a importância do tema abordado, a definição da questão principal, a estrutura, o desenvolvimento e a conclusão do trabalho.
  • Questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos.

 

Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:

  1. Aprovado – o artigo é programado para publicação.
  2. Aprovado com modificações – são solicitados ao autor ajustes ou reformulações no artigo, com o envio de nova versão para avaliação final.
  3. Não aprovado – o artigo é recusado.

 

O atendimento das condições especificadas nas “Normas para submissão de artigos” é imprescindível para a publicação do artigo.

A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais ao UniBrasil Centro Universitário, relativos ao trabalho.

 

Política de Acesso Livre

A revista Expressão oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Revista Expressão: Cultura UniBrasil. ISSN: 2238-8710