Gênero, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

  • Wanda Cristina Mendes Camargo Universidade Federal do Paraná - UFPR, Centro Universitário Autônomo do Brasil- UniBrasil

Resumo

Um dos quadros mais conhecidos do pintor surrealista Salvador Dalí chama-se “A persistência da memória”; retrata três relógios marcando horas diferentes e, literalmente, derretendo, tendo ao fundo uma paisagem desértica.

Segundo algumas versões, o nome do quadro teria sido dado pela mulher de Dalí, Gala, salientando que quem o visse uma vez não o esqueceria. Em outra interpretação, a pintura seria a representação da relatividade do tempo e da fugacidade da memória como elemento que tenta “controlar” o tempo.

Essa função da memória interessa às Faculdades Integradas do Brasil. As boas instituições de ensino têm como matéria prima o conhecimento, o que ocorreu, o que já foi pensado, o que já foi provado; e é a partir disso que contribuem decisivamente para estabelecer as bases para o futuro, para o que ainda vai ser pensado, para o que ainda deve ser feito, para o que precisa ser provado.

Biografia do Autor

Wanda Cristina Mendes Camargo, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Centro Universitário Autônomo do Brasil- UniBrasil
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná(1980), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná(1979) e mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná(1985). Atualmente é Professor pesquisador II do Centro Universitário Autônomo do Brasil e Membro de corpo editorial da Revista Expressão. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: método iterativo.
Publicado
2017-06-26
Seção
UNIBRASIL