ENCONTRO DE CULTURA E COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS

  • Patrícia MEYER
Palavras-chave: Metodologia de Projetos, Promoção de Eventos, Benefícios

Resumo

A metodologia de projetos é uma das alternativas que podem vir a ser desenvolvidas por profissionais da docência visando uma formação integral, em que se possam responder aos desafios contemporâneos e as necessidades da vida em sociedade. A intenção é de que os estudantes não foquem apenas nos conteúdos, mas em desenvolver suas potencialidades a partir da produção de um conhecimento significativo, que o habilite a intervir na realidade e desenvolver competências como dinamismo, flexibilidade, comunicação, trabalho em equipe e articulação de diferentes áreas do saber. Em 2015, o Encontro de Cultura e Comunicação, evento realizado no âmbito de instituição pública de ensino, completou seis edições promovidas por professores e alunos do Curso Técnico Subseqüente em Eventos. A atividade, desenvolvida por meio da metodologia de projetos, engaja os estudantes de Eventos na promoção de um evento cultural gratuito, voltado para a comunidade acadêmica e público externo. Os estudantes participam de todas as etapas da organização, desde planejamento, operacionalização e pós-evento, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso, exercitando o trabalho coletivo, a resolução de conflitos, a tomada de decisão e dialogando diretamente com profissionais e patrocinadores para consolidação de parcerias. Cada edição do evento proporciona novos desafios, já que todo o escopo do projeto é definido pelos estudantes, a partir de uma análise de viabilidade técnica, em relação aos recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis. Também é de responsabilidade dos estudantes a divulgação, a captação de patrocinadores e a definição do formato do evento, assim como de sua programação. O presente trabalho objetiva, a partir da análise das avaliações do público (questionário com perguntas fechadas) e dos estudantes envolvidos (questionários com perguntas abertas), identificar os benefícios e limitações da utilização da metodologia de projetos, por meio de realização de evento, para os estudantes de curso técnico profissionalizante. São objetivos específicos desta análise: (a) descrever o processo coletivo de sensibilização, empoderamento e tomada de decisão empreendido junto aos estudantes que viabilizou a promoção do evento, (b) apontar os instrumentos de verificação e controle propostos pelo professor e aplicados pelos estudantes e (c) identificação das etapas de metodologia de projetos. O feedback dos estudantes apontou que o Encontro é uma estratégia de ensino valorizada, embora o relacionamento interpessoal, o processo de tomada de decisões, e a gestão de conflitos sejam obstáculos muito presentes. Eles consideram o projeto uma forma de consolidar os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos, além de identificar fraquezas e deficiências que precisam ser sanadas com aquisição de outras habilidades ainda não desenvolvidas.
Publicado
2016-06-17