PARQUINHO, MUITO MAIS QUE BRINCADEIRA, UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

  • Manoella Maria MARIOTTO Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Mary Lane HUTNER Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: educação infantil, brincadeiras, crianças, parquinho, desenvolvimento

Resumo

Os parquinhos não são apenas locais para brincar e sim espaços onde as crianças desenvolvem competências motoras, sociais e emocionais. O significado do brincar vai além de se divertir, capacitando a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Neste sentido, essa pesquisa buscou identificar qual a importância dos parquinhos na formação e desenvolvimento da criança na Educação Infantil. E para responder esta problemática apresentou-se como objetivo geral analisar as brincadeiras realizadas no espaço de aprendizagem denominado “parquinho” para o desenvolvimento motor da criança. Se partimos do pressuposto que a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social da criança, e que através das brincadeiras a criança aprende a conhecer a si própria, as pessoas que as cercam e as relações entre as pessoas, é possível identificar a importância dos Parquinhos no desenvolvimento motor e para a socialização das crianças; porque quando se fala na “Hora do Parque” as crianças não demonstram outro sentimento se não a ansiedade, emoção, entusiasmo pelo momento mais querido e esperado do dia letivo. A brincadeira proporciona a criança capacidade para resolver situações problemas e ao brincar, as crianças desenvolvem diferentes capacidades, como as físicas, emocionais e sociais. Diante disso, conclui-se ser inevitável e essencial que os Profissionais que atuam com a Educação Infantil realizem diferenciadas brincadeiras oportunizando as crianças explorar suas capacidades e limitações para que assim tenham capacidade e competência para enfrentar os desafios propostos não só no dia a dia como em outras situações. E isso, favorece o processo de aprendizagem, auxiliando o desenvolvimento da criança.

Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia