EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO ESTADO DO PARANÁ: EDUCAÇÃO E CULTURA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA ESCOLA QUILOMBOLA

  • Aline dos Santos Luiz Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Franciele Roberto Roberto Centro Universitário Autônomo Unibrasil
  • Fátima Silva de Freitas Centro Universitário Autônomo Unibrasil
Palavras-chave: Educação, cultura, comunidade, quilombola

Resumo

Resumo

 

O presente texto discute, a educação quilombola no Estado do Paraná, visando os saberes ancestrais e culturais na proposta pedagógica na escola quilombola. Diante disso, entende-se que a educação em comunidades quilombolas deve estar comprometido com os aspectos da ancestralidade e da identidade, devendo compreender espaços e territórios como lugar de pertencimento. Partindo do princípio de que, os habitantes de uma comunidade quilombola são sujeitos sociais e estão inseridos na história da sociedade brasileira com valores culturais e educacionais, religiosidades, e formas de viver próprios. Dessa forma a problemática que a pesquisa buscou responder é: A proposta pedagógica da comunidade remanescente quilombola Palmital dos Pretos toma a cultura como um dos fundamentos dos conteúdos escolares, ou seja, relaciona os saberes escolares com os saberes locais herdados dos antepassados? Essa proposta promove a valorização cultural e histórica, reforçando a identidade dos sujeitos como pertencentes a uma comunidade quilombola? Tem como objetivos, pesquisar a história da escravidão e a formação dos quilombos no Brasil; identificar e analisar os quilombos no Paraná, especificamente a comunidade quilombola Palmital dos Pretos; investigar, junto aos habitantes da comunidade quilombola Palmital dos Pretos se a educação praticada na escola é fruto da luta política de seu povo e se contribui para a valorização histórica e cultural da comunidade. O trabalho foi realizado, a partir de uma pesquisa bibliográfica com autores antropólogos, historiadores e sociólogos que analisam a temática quilombola. A pesquisa de campo, será realizada na Comunidade Remanescente Quilombola Palmital dos Pretos, localizado no Município de Campo Largo, Paraná. As ferramentas utilizadas serão: observações, entrevistas face a face com os quilombolas, utilizando-se um roteiro semiestruturado, além de estudo documentais e históricos da comunidade remanescente Palmital dos Pretos. Os dados obtidos serão tratados pela técnica de Análise de Conteúdo. As visitas e a observação no quilombo priorizarão a observação dos aspectos políticos, educacionais, culturais, históricos e econômicos da comunidade remanescente Palmital dos Pretos. Assim, o presente trabalho está estruturado em três seções. A primeira traz uma abordagem histórica sobre o processo da escravização dos povos africanos e das resistências que levaram à organização dos quilombos. A segunda seção parte do mapeamento dos quilombolas no Paraná para tratar de modo especial da realidade da comunidade remanescente quilombola Palmital dos Pretos. A terceira seção apresentará os estudos sobre a comunidade remanescente quilombola Palmital dos Pretos, e os resultados das entrevistas realizadas que encontra-se em andamento.

 

Palavras chaves: educação; cultura; comunidade; quilombola.

 

Biografia do Autor

Aline dos Santos Luiz, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Estudante de pedagogia.
Franciele Roberto Roberto, Centro Universitário Autônomo Unibrasil
Estudante de Pedagogia.
Fátima Silva de Freitas, Centro Universitário Autônomo Unibrasil
Orientadora das Acadêmicas Aline dos Santos Luiz e Franciele Roberto do curso de Pedagogia 8º Pean.
Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia