AVALIAÇÃO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Sheila Rodrigues Torres CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO UNIBRASIL
Palavras-chave: Palavras-chave, Ensino e Aprendizagem. Avaliação Escolar. Dificuldades de Aprendizagem.

Resumo

Resumo

Esta pesquisa buscou esclarecimentos sobre o tema da Avaliação Escolar, bem como os desafios dos professores e pedagogos da Educação no sexto ano do Ensino Fundamental da Educação. Analisou os instrumentos de avaliações e as consequências destes na vida dos Educandos. A ideia de pesquisar sobre o Processo de Avaliação ocorreu da realidade nas salas de aulas e com os estudos realizados no decorrer do Curso de Pedagogia. O objetivo principal foi de analisar a qualidade da avaliação no sexto ano do Ensino Fundamental, mostrando como os professores trabalham com o processo, ou se conseguem realmente avaliar, e como consequência se há evolução do ensino e na aprendizagem dos alunos, ou ainda se há apenas perdas de alunos que participaram de processos seletivos de Avaliação exclusiva. Inicialmente foi apresentado um breve estudo sobre a Avaliação na História, dos índios, Gregos, Romanos, Jesuítas, Brasil colônia seguindo até os dias de hoje; Como foi utilizada, bem como suas influências na vida dos alunos nos dias atuais. Na sequencia foi abordado uma análise contendo Constituições Brasileiras e as Legislações, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Pareceres e Instruções. Finalmente foram apresentados os resultados da pesquisa realizada com a formulação de perguntas sobre o processo de Avaliação no Colégio Estadual Santa Cândida, no bairro Santa Cândida da Regional do Boa Vista; Juntamente com os professores e pedagogos, mostrando de que maneira a avaliação é utilizada. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa. O delineamento da pesquisa foi através de levantamentos bibliográficos, documentais, em pesquisa de campo, histórica e pesquisa social. O pesquisador fez a observação dos professores (gestores e pedagogos) e a coleta de dados durante a jornada de trabalho, tanto na coordenação pedagógica quanto nas salas dos professores. Após a coleta de dados, o pesquisador através da leitura, reflexão e análise fez apontamentos ao problema formulado. Também a seleção de vários autores sobre a avaliação escolar.

Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia