Como o futsal é trabalhado no contra turno escolar pelos professores de Educação Física

  • Kethelin Fontana
  • Rafael da Luz
  • Thiago Pimenta
Palavras-chave: Futsal, Situação Problema, Metodologias de Treinamento, Pedagogia do Esporte

Resumo

No campo de estudo da aprendizagem motora existem vários fatores que podem influenciar no desempenho de tarefas. Dentre eles, as metodologias utilizadas nesta aprendizagem. O Futsal, necessita de diversas experiências que quando e se aprimoradas propiciam a aquisição de diversas habilidades. Sabendo da importância do momento da aprendizagem, o objetivo deste estudo é evidenciar por meio de uma entrevista semi-estruturada: Quais metodologias vêm sendo utilizadas pelos professores no treinamento do futsal no contra turno escolar, evidenciando como estas influenciam no desempenho dos praticantes, desta forma, apontando também quais são as mais eficazes. A pesquisa justifica-se pois o futsal é o esporte mais praticado nas escolas podendo, sendo também um dos conteúdos mais presentes nas aulas de Educação Física, inclusive como atividade extraclasse, acredita-se que a metodologia adequada seja primordial para a qualidade desde prática, então busca-se um conhecimento pessoal mais aprofundado sobre a pedagogia do esporte e contribuir academicamente para está área de estudo, pois durante a pesquisa, notou-se um número pequeno de revisões sistemáticas abordando o futsal no contra turno escolar, para que, os resultados obtidos com essa pesquisa, podendo auxiliar os demais profissionais da Educação Física, a trazer metodologias mais eficazes para o desenvolvimento motor de seus alunos. A metodologia utilizada na pesquisa se trata natureza básica e qualitativa, com métodos não experimentais, descritiva, a técnica utilizada foi entrevista semi-estruturada, que caracteriza-se pela utilização de um roteiro previamente elaborado, permitindo que o entrevistado discorra sobre as suas experiências, possibilitando-nos conhecer a suas perspectivas, permitindo respostas livres e espontâneas e não padronizadas, porém dentro do foco principal proposto, referente aos procedimentos técnicos utiliza-se de levantamento, que se caracteriza por a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Desta forma, procura-se entrevistar 20 professores de Educação Física que trabalhem com o Futsal no contra turno escolar, na cidade de Curitiba. O futsal é uma modalidade que possui características de contexto aberto e imprevisível. Tem se visto grande crescimento do treinamento do futsal no contra turno escolar, neste caso, os professores que ministram esses treinamentos devem proporcionar vivências adequadas e necessárias para que o aprendizado realmente aconteça. Para atingir esse objetivo, espera-se que o treinador tenha conhecimento de métodos de treinos eficazes para esse aprendizado. Os resultados para a discussão ainda não estão concluídos, pois a pesquisa ainda está em andamento.

 

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física