Discurso do ódio nos blogs de opinião

  • Ana Paula Viana Saraiva Unibrasil Centro universitário
  • Elaine Javorski

Resumo

O presente artigo de pesquisa visa observar de que forma se dá a interação nas redes sociais entre pessoas públicas e o público seguidor. Será analisado o caso específico do jornalista Leonardo Sakamoto que compartilha, via redes sociais, artigos de opinião do blog que leva seu nome. Por meio de uma análise de conteúdo, os comentários são classificados em duas categorias: os que debatem o assunto pautado e os de âmbito pessoal, que focam na figura do jornalista. Este último, divide-se em comentários negativos (com agressões) ou positivos (com elogios). Além da narrativa textual, comentários são analisados também a partir do uso de intervenções visuais como emoticons, fotos, memes e gifs. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo com base qualitativa, pois foi analisado a qualidade dos comentários desenvolvidos pelos internautas e se de fato o blog deixou de ser um lugar para o debate de ideias. As reflexões teóricas abordam as formas de jornalismo na internet, com foco no opinativo.

Publicado
2016-11-08