Desenvolvimento de recursos e capacidades em uma pequena empresa

  • Suellen Pereira Malinoski UNIBRASIL
  • Josué Alexandre Sander UniBrasil Centro Universitário
Palavras-chave: pequena empresa, modelo de negócio, Canvas, recursos, capacidades

Resumo

O ambiente econômico no qual as organizações estão inseridas tem se tornado cada vez mais competitivo e dinâmico. Para sobreviver a este ambiente as pequenas e médias empresas precisam renovar a sua base de recursos e capacidades. Esse trabalho tem por objetivo de analisar o desenvolvimento dos recursos e capacidades de uma micro e pequena empresa com base na análise do seu modelo de negócio, conforme metodologia do Canvas, e da utilização da ferramenta de benchmarking. Para atingir esta proposta foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: a) descrever o modelo de negócios das empresas analisadas, conforme metodologia do Canvas; b) identificar blocos do modelo de negócios que podem ser renovados; c) utilizar a ferramenta de benchmarking como técnica para auxiliar a identificação de oportunidade de desenvolvimento de recursos chaves da empresa; d) propor recursos e capacidades da empresa que possam ser renovados. A metodologia adotada foi a de pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada em uma empresa que atua na produção e comercialização de massas.  O planejamento do desenvolvimento de novos recursos e capacidades foi realizado com o auxílio das metodologias do Modelo de Negócio Canvas e da ferramenta de benchmarking. O Canvas da organização foi elaborado para descrever os principais blocos do modelo de negócio, permitindo aos pesquisadores identificar oportunidades de melhoria nos processos da empresa. Após a elaboração do Canvas foram identificados dois blocos passíveis de melhorias: canais de vendas e segmentação de clientes. Na segunda etapa foram identificadas empresas que atuam em outros setores utilizadas como referência para realização do benchmarking. Foram avaliadas empresas que atuam nos seguintes setores: loja de conveniência, farmácia, e-commerce, banco online e mercado. Com a realização da análise de benchmarking foram identificados a oportunidade de desenvolver novas segmentações de clientes e iniciar a atuação em novos canais de vendas. A identificação da oportunidade de atuar em novos mercados ou desenvolver novas segmentações de clientes a organização foi o gatilho para indicar recursos e capacidades que precisam ser desenvolvidas pela organização. O presente trabalho contribui com os estudos de administração ao relacionar duas ferramentas distintas (Canvas do Modelo de Negócio e Benchmarking) para a geração de propostas de renovação de recursos e capacidades. Também apresenta contribuição prática aos gestores de pequenas empresas ao apresentar ferramentas que podem ser utilizadas no processo de renovação do negócio e que indiquem recursos e capacidades que devem ser desenvolvidos.

Biografia do Autor

Suellen Pereira Malinoski, UNIBRASIL
Administração
Josué Alexandre Sander, UniBrasil Centro Universitário
Doutor em Administração pela UFPR. Professor de Administração do Centro Universitário UniBrasil
Publicado
2016-11-07
Seção
Administração