VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INCENTIVO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  • Jefferson Gilmar Galvão Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Edilcéia Ravazzani Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: Saúde Renovada, Alimentação Saudável, Educação Física, Escola

Resumo

Nos últimos anos as aulas de Educação Física vêm perdendo o seu valor e espaço para outras disciplinas de tal maneira que esse fato merece ser observado e reavaliado no âmbito escolar, pois ela é tão importante quanto qualquer outra disciplina. Ela é fundamental para a formação do cidadão participativo e crítico, além de ser a única matéria que aborda a atividade física na vida do aluno e também o auxílio quanto a alimentação saudável, por este motivo sendo uma disciplina importante para a manutenção da saúde e qualidade de vida deste aluno. A Educação Física vem sendo tratada como uma “aula vaga”, por isso esse tema torna-se importante para a Educação Física escolar pois nos obriga a buscar a importância do professor e mostrar a sua importância e podendo sim dentro da sua disciplina incentivar a uma alimentação mais saudável. Zancha (2012) afirma que educar para a saúde envolve a formação de hábitos e atitudes que devem ser incorporados no dia a dia dos alunos, considerando aspectos físicos, biológicos, afetivos, sociais e culturais que permeiam as relações familiares e o âmbito escolar. Partindo dessa afirmação nos perguntamos como o professor de Educação Física pode influenciar na manutenção da alimentação saudável em escolares? A escolha desse tema teve como justificativas: 1) Devido a um dos autores ter tido por experiência própria quando aluno a falta de incentivo quanto a uma alimentação saudável. 2) Notado a diminuição das aulas de Educação Física na grade escolar, pois o mesmo tinha em seus anos escolares 3 aulas semanais e agora trabalhando em escola pública visualiza apenas 2 aulas semanais em sua grade, e ainda o fato das aulas serem compostas algumas vezes por alunos com problemas disciplinares de outras matérias, além de que quando alguma turma está com tal problema  ficava “sem a Educação Física” nessa semana como uma forma de punição, caracterizando assim a sua desvalorização no meio escolar. 3) Percebido também o aumento de maus hábitos na alimentação escolar. 4) Melhor compreensão do problema e contribuição acadêmica.  Este estudo tem como objetivos: Relacionar a Educação Física e a alimentação saudável; Pesquisar em bibliografias relacionadas ao tema as correlações entre saúde renovada, alimentação e atividade física; Evidenciar a importância da Educação Física no âmbito escolar como uma matéria equivalente as demais; Incentivar os alunos a uma pratica mais saudável, alimentar e física. O desenvolvimento desse artigo está sendo realizado por meio de Revisão Integrativa, e ainda está em processo de desenvolvimento, por este motivo ainda não se obteve conclusões sobre o tema colocado em questão, estão sendo analisados até o presente momento 3 artigos cujos temas abordam assuntos com relação ao tema proposto e também seus objetivos.

 

Palavras-chave: saúde renovada; alimentação saudável; educação física; escola.
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física