A CRIANÇA COM TDAH EM SALA DE AULA

  • Franciele Reda Marangoni Universidade Integrada do Brasil- Unibrasil
  • jucimara bandeira de barros
Palavras-chave: TDAH, Aluno, Sala de Aula, Professor, Encaminhamentos

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido uma das dificuldades vivenciadas não somente por alunos em sala de aula, mas também por professores, os quais precisam estar preparados para atender casos de alunos já diagnosticados com o transtorno. São várias as bibliografias na área da Psicologia que abordam as questões patológicas, porém, são poucos os estudos direcionados as questões pedagógicas, ou seja, na área do desenvolvimento cognitivo do aluno diagnosticado com o transtorno. Diante dessa problemática, a presente pesquisa tem como objetivo pesquisar as características do aluno com TDHA, além das metodologias de trabalho com alunos que apresentem o transtorno. O transtorno faz com que a criança apresente dificuldades em conter seus impulsos e principalmente controlar suas emoções. Esses comportamentos crônicos do TDAH são percebidos com maior intensidade quando a criança ingressa na escola, mais precisamente no Ensino Fundamental anos iniciais, fase esta que exige da criança um período maior de concentração na realização de tarefas em sala de aula, precisando também seguir e respeitar as regras e combinados, o que para uma criança diagnosticada acaba sendo difícil, justamente por conta da dificuldade em controlar- se diante de sentimentos como o de frustração. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, será utilizada uma abordagem qualitativa exploratória, apoiada em pesquisas bibliográficas. Para finalizar o assunto em pauta, será realizada uma pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com dois professores e um pedagogo de duas escolas distintas, visando analisar o conhecimento de ambos sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e se os mesmos se consideram preparados para lidar com estes alunos no sentido de garantir a socialização e a apropriação do conhecimento. As primeiras observações e análises já apontaram para a importância do trabalho desenvolvido em sala de aula, em que o professor ao realizar as primeiras observações,  identifica alunos que apresentam comportamento sugestivo aos sintomas apresentados pelo TDAH e, posteriormente, informa a equipe pedagógica a fim de realizar os primeiros encaminhamentos junto aos responsáveis da criança e assim buscar o apoio necessário e a melhor forma de atendimento ao aluno, respeitando-o e garantindo seu direito à uma educação de qualidade.

Publicado
2016-11-08
Seção
Pedagogia