O desenvolvimento do Programa “Mais Educação” em Colégios estaduais de Curitiba

  • Geovany Junior Pereira de SOUZA Centro Acadêmico Autônomo do Brasil
  • Léia de Cássia Fernandes HEGETO
Palavras-chave: Educação Integral, programa mais educação, escola pública.

Resumo

Resumo

O “Programa Mais Educação” ofertado pelo Governo Federal desde 2008 visa favorecer o atendimento à alunos das escolas públicas brasileiras a partir da implantação de escolas de tempo integral. O Programa tem como proposta o viés de ser integral e seu atendimento acontecem nas escolas publicas do Brasil. Diante do tema, apresenta-se a problemática a ser respondida: Quais os impactos da implantação do Programa Mais Educação em relação a Educação Integral dos alunos, em colégios do município de Curitiba? Para responder a esta problemática, colocou-se como objetivo geral: Compreender se a implementação do Programa Mais Educação atingiu os objetivos propostos pelo Governo Federal, no que se refere a uma formação integral em colégios estaduais de Curitiba. Este artigo apresenta resultados parciais de um trabalho de conclusão de curso. Tem como objetivo analisar a importância e as especificidades da educação integral no Programa Mais educação ofertado pelo Governo Federal. O método se dá através de pesquisa qualitativa e bibliográfica de teóricos que abordam a integralidade educacional. Enquanto resultados parciais verificou-se a partir da bibliografia levantada o entendimento do ser humano como um ser integral que necessita de estímulos em todas as áreas inerentes a vida humana. Possibilitando assim, a emancipação do sujeito e para que se torne um agente transformador do meio onde vive. O Programa visa a qualidade do ensino, porém existem pontos a serem melhorados, para que a educação integral aconteça de forma efetiva no Brasil.

Biografia do Autor

Geovany Junior Pereira de SOUZA, Centro Acadêmico Autônomo do Brasil
Pedagogia/UniBrasil
Publicado
2016-11-08