Psicoterapia comportamental infantil

  • Raiane Heloise Benato UniBrasil
  • Camila Bertoli UniBrasil
  • Pedro Guilherme Basso Machado UniBrasil

Resumo

Psicoterapia comportamental infantil

Resumo

Este manuscrito aborda aspectos teóricos voltados a psicoterapia comportamental infantil, com o objetivo de relatar maneiras de trabalho com este público nesta abordagem. A psicoterapia comportamental infantil é considerada uma atividade clínica que visa à modificação e a ampliação do repertório comportamental infantil, não apenas no ambiente terapêutico, mas generalizada para o ambiente natural da criança. O comportamento é utilizado como unidade básica de análise, assim como as contingências ambientais das quais ele é função. Esta atividade consiste na aplicação de princípios da filosofia do behaviorismo radical ao contexto clínico para a promoção da saúde através de intervenção com crianças e da proposição e aplicação de técnicas específicas, como princípios da aprendizagem, modelagem, modelação, reforçamento diferencial, entre outros. Como estratégias terapêuticas, são realizadas, por exemplo, a observação direta e indireta, adequação da linguagem e estreitamento da relação entre cliente e terapeuta como vetores de mudanças comportamentais. A análise funcional, pode ser uma ferramenta a ser utilizada neste contexto para a compreensão de relações causais, avaliação e modificação de comportamentos considerados clinicamente relevantes. Assim sendo, é importante a reflexão de modelos e técnicas que visem a promoção da saúde biopsicosocioambiental de crianças, uma vez que modificações nesta etapa do desenvolvimento terão consequências posteriores em suas vidas.

 

Palavras-chave: psicoterapia comportamental; psicoterapia infantil; técnicas psicoterápicas.

 

 

Publicado
2016-11-08
Seção
Psicologia