PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, PRATICANTE DE MODALIDADE ESPORTIVA

  • DEISY DA SILVA TAVARES BRESSAN UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO
  • ELIANA PATRÍCIA PEREIRA PROFESSOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor, deficiência, reabilitação, esporte adaptado

Resumo

Resumo

O movimento motor é realizado em função da satisfação das necessidades que o meio exige, e este ocorre a partir da interação de diversas funções motoras específicas para esta ação, e para esta ação, é dado o nome de motricidade, esta, acabou ganhando força a partir de diversos estudos realizados em crianças com atrasos e/ou debilidades nesta função. A atividade motora é o meio pelo qual o ser humano se relaciona com o mundo exterior, movimentos estes, que se manifestam na vida intrauterina, através dos movimentos vitais do feto e que o acompanharão ao longo de sua vida, fato o qual, respeitará biologicamente uma espécie de calendário ou de maturação biológica, presentes nos  indivíduos, esta inclusive, é considerada e apontada, como uma fase muito importante na vida dos indivíduos, pois ela possui uma porta aberta à interação e a estimulação, tanto do meio ambiental como o social, que este estiver inserido.(ROSA NETO,2002).Ou seja, o perfil do desenvolvimento motor de um indivíduo é um processo contínuo de transformações, que sofrem fortes influencias tanto de fatores físicos, hereditários, quanto do ambientais, que o mesmo pertencer.

Este ciclo de transformações, tem seu início marcado no momento da sua concepção, e o acompanharão ao longo de sua vida, encerrando-se no momento de sua morte. (GALLAHUE E OZMUN, 2003). No entanto, por diversas causas, sejam elas intrínsecas ou extrínsecas aos indivíduos, existem pessoas que possuem um atraso e até mesmo completa falta dos movimentos esperados para sua faixa etária de desenvolvimento, nós estamos falando das pessoas com deficiência. Segundo a LEI 3298, a legislação caracteriza a deficiência como alterações a nível das funções psicológicas, fisiológicas ou anatômicas no indivíduo, a qual provocarão certa dificuldade, para o desempenho de atividades consideradas “normais” para os padrões do ser humano. (BRASIL, 1999). A atividade física de maneira adaptada, tendo o esporte adaptado como principal ferramenta, envolve vários propósitos, que vão desde a sua pratica para fins recreativos em momentos de lazer, como até mesmo pode vir a ser utilizada como um meio que atingirá fins médicos e terapêuticos, assim como a maior parte dos deficientes físicos pode e deve se beneficiar da prática da educação física e modalidades esportivas adaptadas. O grau e o tipo de deficiência, educabilidade e histórico motor, nível de interesse, metas e objetivos educacionais gerais determinam as modificações e as adaptações necessárias. (WINNICK, 2004). Este projeto de pesquisa, está em fase inicial de elaboração, tratando-se de um pré-projeto Monográfico, do curso de Licenciatura em Educação Física do UniBrasil, realizado por uma acadêmica deste curso em conjunto com a orientação de um Professor (a) especialista na área de Educação Especial e Educação inclusiva, e encontra-se atualmente em fase inicial de elaboração e construção, o qual possui como principal intuito, realizar uma pesquisa exploratória, quantitativa e experimental, que será realizada em campo de pesquisa. A pesquisa exploratória é um passo importante de todo trabalho científico, e proporciona levantar maiores informações sobre determinado assunto. (ANDRADE, 1999) e o caráter de experimental, e que segundo Köche (2011, p.122), "O investigador analisa o problema, constrói suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao fenômeno observado, para avaliar como se dão suas relações preditas pelas hipóteses [...]." e a pesquisa de campo, que segundo Andrade (1999, p.107)” Baseia-se na observação dos fatos tal como ocorrem na realidade. O pesquisador efetua a coleta ‘em campo’, isto é, diretamente no local da ocorrência dos fenômenos [...]”.  Esta investigação será mediante a participação de voluntários devidamente autorizados, respeitando os critérios metodológicos citados, mas terá também que como critério de participação obrigatório, indivíduos que possuam um perfil motor específico, que se encaixem dentro das características e exigências pré-estabelecidas para o perfil da amostra, e através desta características, a pesquisa buscará avaliar o perfil do desenvolvimento motor de pessoas com deficiência, praticantes de modalidade esportiva, e explorará  mais especificamente, a capacidade física de equilíbrio dos mesmos. A investigação da capacidade do equilíbrio se deu através do fato de durante a realização do movimento, de uma ação qualquer, esta gastar mais energia do indivíduo se a mesma estiver se portando de forma defeituoso, o que resultará em fadiga corporal, mental e espiritual, aumentando o nível de estresse, angústia e ansiedade deste indivíduo, e a capacidade de equilíbrio trata-se de uma base primordial de toda ação diferenciada dos diversos segmentos corporais. Se formos verificar as ações motoras de uma criança, esta, adota apenas posturas, antes de alcançar o equilíbrio sendo ela estruturada sobre esta postura. Já na posição em pé, quando adotada, esta necessita que o sistema motor do organismo humano assegure a manutenção do equilíbrio estático e dinâmico e luta, assim, contra as forças da gravidade, e durante seu movimento, o seu tono postural deve ajustar-se a fim de compensar o deslocamento do peso do corpo de uma perna a outra, assegurando ao mesmo tempo, o equilíbrio do corpo todo. (ROSA NETO,2002). Porém, existem estudos diversos apontando que a privação de experiências motoras em um indivíduo, influenciarão negativamente o seu nível de desenvolvimento motor, para a realização ou execução de tarefas, seja ela qual for, mas que estas são especificas para sua faixa etária.  (GALLAHUE E OZMUN, 2003). Todas estas informações são de real interesse e importância não apenas para o cotidiano das pessoas com deficiência, mas principalmente para o processo, que ocorre muitas vezes de forma contínua, de reabilitação e busca de autonomia da pessoa com deficiência, pois tudo o que ela mais busca em sua atual condição de vida, é buscar um padrão motor esperado ou o mais próximo possível de sua faixa etária/ ou fase específica que este estiver atravessando. O  processo investigativo desta pesquisa, levando em consideração esta enorme gama de informações preciosas, pretende ser realizado  mediante a aplicação de uma bateria de testes motores, e específicos, para avaliar a capacidade física  de equilíbrio  dos indivíduos participantes, e estes testes, estão devidamente protocolados, e respeitam inclusive a escala de desenvolvimento motor, a qual registrará o número de tentativas dos indivíduos levando em consideração o sucesso e fracassos  dos mesmos, para que em seguida, seja possível avaliar e traçar o perfil do desenvolvimento motor das pessoas com deficiência que foram avaliadas, durante o projeto de pesquisa e mediante a execução da bateria de testes. Estes testes, estão contidos no Manual de avaliação motora, do conceituado autor Dr. Francisco Rosa Neto, a qual possui uma vasta experiência na área de Educação Física Especial e demais áreas, e estes foram elaborados para avaliar e constatar avanços ou atrasos no perfil do desenvolvimento motor em diversas capacidades físicas dos indivíduos que forem submetidos a ele, sejam ele pessoas com deficiência ou não. O perfil da amostra, para a participação deste projeto de pesquisa, será de indivíduos com deficiência motora, cuja deficiência foi provocada por paralisia cerebral, e em detrimento de diferentes causas, desde que estes, encontrem-se regularmente e fisicamente ativos como também praticantes de desporto adaptado. O sexo e idade dos mesmos, assim como a data específica para a o início da aplicação dos testes ainda serão definidos. O objetivo desta pesquisa, será o de entender, como se processa o desenvolvimento motor das pessoas com deficiência, com a prática regular desportiva? A justificativa para esta pesquisa surgiu, atrelada ao fato de pesquisas apontarem que o esporte de maneira adaptada, é considerado um poderoso auxílio no processo de reabilitação das pessoas deficientes, sejam elas deficientes físicas, motoras ou sensoriais, e inclusive há relatos de que o mesmo foi utilizado pela primeira vez no processo de reabilitação e inserção social de ex-veteranos de guerra, que voltavam para suas casas mutilados e com baixa perspectiva de vida tanto nos domínios físicos, afetivo e sociais. (SOUZA, 1994). Assim como, de acordo com sua perspectiva de uso e adaptações adequadas, ele também consegue suprir as necessidades especiais dos mesmos. (WINNICK, 2004). Este projeto de estudo e pesquisa, poderá vir a contribuir também significativamente em nosso meio acadêmico, pois apesar de existir a necessidade da realização de adaptações para a avaliação destas pessoas deficientes, o padrão do desenvolvimento motor da pessoa com deficiência possui poucas referências. (GORLA, 2009). Outro benefício alcançado, é o fato do conhecimento que os indivíduos participantes do estudo, e demais envolvidos terão, que é o fato de poderem sentir e até observar, na prática, como se processa o desenvolvimento motor dos indivíduos com deficiência praticantes de modalidade esportiva, para que desfrutem destes benefícios, atrelados ao fato de verificar o quão frustrante é para uma pessoa com deficiência ser, muitas vezes, tão dependente de seus semelhantes, assim como quão difícil é para eles buscar um padrão motor esperado para suas faixas etária, o presente estudo tem o objetivo de identificar quais são os ganhos reais a nível motor, das pessoas deficientes praticantes de modalidade esportiva. E esta resposta, deverá ser buscada através da metodologia já mencionada, e através da aplicação de baterias de testes motores, devidamente protocolados, em voluntários específicos, e a partir de seus resultados, tabular e traçar o perfil motor dos mesmos, identificando os benefícios adquiridos e/ou conquistados com a prática regular do desporto adaptado. O processo de desenvolvimento da pesquisa, assim como a tabulação dos dados, e sua efetiva discussão, encontra-se em fase inicial de estudos e pesquisa, e ocorrerá efetivamente, mediante a aplicação dos testes (que ainda está em fase de elaboração e definição) para prosseguir com as suas demais etapas.

Palavras-chave: desenvolvimento motor; deficiência; reabilitação; esporte adaptado.

Biografia do Autor

DEISY DA SILVA TAVARES BRESSAN, UNIBRASIL CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE LICINCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA; 6º PERÍODO
ELIANA PATRÍCIA PEREIRA, PROFESSOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
PROFESSOR ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTONOMO DO BRASIL- UNIBRASIL
Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física