AGÊNCIA MIDIABÓLICOS: O EXERCÍCIO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

  • Elaine JAVORSKI
  • Maura MARTINS
Palavras-chave: Agência de Jornalismo, Audiovisual, Projeto de Extensão

Resumo

A Agência Experimental do Curso de Jornalismo da UniBrasil, Midiabólicos, divide-se em quatro núcleos produtivos: audiovisual, impresso e internet. No ramo audiovisual, os acadêmicos envolvidos participam da produção de programas de rádio, de televisão e vídeos para internet, bem como institucionais para os cursos da UniBrasil. Além da parceria com a própria IES, os Midiabólicos também oferecem seus serviços a clientes externos, em geral, do terceiro setor, que não possuem recursos para produção de mídias divulgadoras e buscam no curso de Jornalismo o apoio para realizar seus projetos. Este artigo pretende fazer uma apresentação dos 24 trabalhos realizados entre os anos de 2013 e 2014, dentre eles um programa de televisão com seis temporadas, Cine Divã, em parceria com o curso de Psicologia. Como projeto de extensão, assentado nas diretrizes do Projeto Pedagógico do curso, a agência tem como objetivo promover uma compreensão dialética da profissão por meio do equilíbrio entre o domínio técnico e o conteúdo reflexivo, uma vez que proporciona aos acadêmicos a experiência de produção de conteúdos mas também um acompanhamento teórico sobre seus efeitos no meio inserido. Para os acadêmicos participantes é uma experiência bastante enriquecedora, tendo em vista que podem aproximar-se das rotinas produtivas do audiovisual e suas peculiaridades, desde a pauta e produção, até a montagem e finalização. Desta forma, cumpre-se o papel primordial do jornalismo, que é divulgar informações de interesse público e integrar-se à sociedade com o intuito de aprimorar o seu conhecimento sobre temas relevantes.
Publicado
2016-05-03

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>