ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE HUMANIZAÇÃO PELOS DOCENTES NO ENSINO DE ENFERMAGEM

  • Luis Fernando GUALDEZI Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Thays Floris ROSA Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Silvia Mara DAMANN Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Cristiano CAVEIÃO Orientador do Programa Institucional de Iniciação Científica. Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL.
  • Maria Caroline WALDRIGUES Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
  • Ana Paula HEY Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL
Palavras-chave: enfermagem, ensino-aprendizagem, humanização, processo de ensino

Resumo

A abordagem dos conteúdos de humanização deve ser capaz de estimular e desenvolver o futuro profissional frente as adversidades onde o cuidado é essencial. O docente em sua prática, desenvolve e capacita o discente em suas descobertas provenientes do cuidar em seu início da prática profissional, preparando-o para enfrentar a realidade complexa do mundo do cuidado. As abordagens devem oferecer subsídios necessários ao futuro desenvolvimento do profissional, e que este possa ser crítico e reflexivo durante sua formação. O objetivo deste estudo foi identificar como ocorre a abordagem dos conteúdos de humanização pelos docentes no ensino de enfermagem. As pesquisas foram realizadas entre os dias 31 de agosto e 11 de setembro em 4 Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Curitiba. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário estruturado contendo perguntas fechadas de múltipla escolha aos docentes Enfermeiros. Os resultados parciais apontam que 93,33% (14) responderam sim, quando perguntados se a humanização deveria ser amplamente abordada durante a graduação. Quando questionados se no curso onde ministram aulas existe uma disciplina especifica para os conteúdos de humanização, 66,6% (10) responderam não. Ainda se destaca que 20% (03) considera importante que os conteúdos possam ser abordados em uma disciplina específica. Portanto conclui-se que existe a necessidade da abordagem desses conteúdos em uma disciplina especifica e também que perpasse por todas as outras disciplinas ao longo da formação, partindo do princípio da transversalidade. Diante do resultado sugere-se que as Instituições de Ensino Superior passem a abordar a temática em todas as disciplinas, visto que os docentes sugerem esta necessidade.

Publicado
2018-02-23

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)