EDUCAÇÃO FÍSICA E ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS: CONSTATAÇÃO DA EXISTÊNCIA OU NÃO DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS REGULARES DE CURITIBA - PARANÁ

  • Fabiana Maria Alexandre Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
Palavras-chave: Inclusão, deficientes visuais, professores, educação física.

Resumo

Resumo

Introdução: A inclusão é um dos assuntos mais comentados e discutidos na sociedade, principalmente no que diz respeito à educação. Os alunos deficientes visuais, como também todos os outros deficientes, tem o direito de ter uma educação de qualidade, equivalente ao que é oferecido aos alunos não deficientes, e de conviver em um mundo onde não se sintam excluídos. Justificativa: A inclusão dos alunos portadores de deficiência visual deve ser realizada em todos os níveis da educação básica, dando maior ênfase da educação infantil ao ensino médio e em todos as disciplinas do currículo básico. Objetivos: O presente trabalho tem por objetivo detectar a existência de inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de educação física, valorizar a importância do profissional de educação física no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos portadores de deficiência visual, enfatizar a importância do exercício físico aos alunos portadores de deficiência visual e analisar as dificuldades dos professores de Educação Física diante da inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Educação Física. Desenvolvimento: Pesquisa realizada através da aplicação de um questionário elaborado por José Manuel Alves Nunes em 2012, tanto com alunos deficientes visuais como com seus professores de Educação Física, frequentadores da rede regular de ensino fundamental e médio na cidade de Curitiba-Paraná. Resultados: Levando-se em consideração as respostas dadas ao questionário pelos professores, 2 deles são indiferentes em possuir alguma formação na área de deficiência visual para trabalhar com alunos deficientes visuais nas aulas de educação física; 2 concordam que é necessário ter experiência para trabalhar com alunos com deficiência visual. E com relações as repostas dos alunos deficientes visuais, 3 concordam que o professor de educação física deveria incentivar a participar de todas as atividades propostas; e 3 são indiferentes com relação aos benefícios adquiridos com sua participação nas aulas de educação física. Conclusão: Diante dos resultados parciais obtidos, conclui-se a importância da aquisição de conhecimento para a realização da prática pedagógica que inclua os alunos deficientes visuais, como também que estes alunos tenham conhecimento que sua participação nas aulas é de suma importância para o seu desenvolvimento, social, emocional, cognitivo e principalmente motor.

 

 

Biografia do Autor

Fabiana Maria Alexandre, Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
Escola de Educação e Humanidades - Educação Física Licenciatura
Publicado
2018-02-27
Seção
Educação Física