CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO

  • Wesley Henrique Siebert Unibrasil
  • Martin José Fagonde Morães Unibrasil
Palavras-chave: CTS, Ensino, Educação, Ciencia, Tecnologia

Resumo

Texto acadêmico-cientifico sobre Ciência, Tecnologia e sociedade na educação, com uso do enfoque (CTS) se torna cada vez mais necessário nas escolas, principalmente no ensino médio que é onde os alunos estão se preparando para entrar no ensino superior e posteriormente no mercado de trabalho. Para formar um cidadão com essas compreensões, é preciso que o Ensino Médio dê ao aluno condições de compreender a natureza do contexto científico-tecnológico e seu papel na sociedade. Isso implica adquirir conhecimentos básicos sobre filosofia e história da ciência, para estar a par das potencialidades e limitações do conhecimento científico pois, para que o cidadão possa tomar suas decisões, precisa ter evidências e fundamento. Estimulando o pensamento crítico e buscando uma melhor reflexão desse contexto cientifico-tecnológico e social, existe uma necessidade de trazer esse conhecimento e estimular a interação dos alunos com a ciência e a tecnologia, aprendendo assim a utilizar o conhecimento da ciência e as ferramentas que a tecnologia dispõe em favor do aprendizado, buscando uma aplicação prática tanto na sala de aula quanto posteriormente no mercado de trabalho. Tem se notado que a inserção desses novos modelos de pensamento no ensino dos jovens traz benefícios como a participação nas tomadas de decisões de empresas e maior compreensão do mundo a sua volta, deixando assim de ser um coadjuvante na sociedade e se tornando um ator-social ativo e com conhecimento tecnológico e cientifico somando conhecimento ao mercado de trabalho e evoluindo como pessoa e como profissional. O problema será o impacto que essa prática vai efetuar na vida das pessoas, através de estudos de caso, pesquisas bibliográficas e questionários.

Biografia do Autor

Wesley Henrique Siebert, Unibrasil
Escola de Negócios / Sistemas de Informação
Martin José Fagonde Morães, Unibrasil
Escola de Negócios / Sistemas de Informação
Publicado
2018-02-27
Seção
Sistemas de Informação