OBSERVATÓRIO DE INDICADORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

  • Gilmar HELLMANN
Palavras-chave: gestão pública, educação tecnológica, observatórios institucionais, indicadores socioeconômicos, desenvolvimento regional sustentável

Resumo

Propõe-se apresentar a experiência do Observatório Regional do IFPR como possibilidade de utilização de indicadores socioeconômicos na implantação das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Autarquia Federal de Educação. A partir de 2009 houve expansão quantitativa de unidades de ensino de nível técnico no país. O Instituto Federal de Educação do Paraná, viabiliza informações técnicas e científicas num espaço do conhecimento, denominado de  Observatório Regional, sugerindo indicadores que parametrizam a abertura de cursos presenciais e outras atividades de pesquisa e extensão, aproximando a missão institucional com as necessidades locais em aproximadamente  24 microrregiões do Paraná. O desafio é a aplicação de metodologia que atenda racionalmente: a) as condições da estrutura física e humana da entidade educacional federada; b) identifique as necessidade de qualificação profissional regional; c) possibilite a participação da comunidade local; d) promova o desenvolvimento regional sustentável. Quando na gestão das entidades públicas, as decisões são exclusivamente fundamentadas na conjuntura política do país, minimiza-se as reais necessidades regionais, excluindo-se as potencialidades econômicas privadas. Tal atitude pode resultar em cursos desfocados da realidade, evasão escolar, intervenções pontuais e elevação de custos da máquina pública, entre outros. O Observatório sugere metodologia de indicadores, que propiciem informações técnicas e acessíveis a comunidade interna (gestores, docentes e alunos) e  externa (local e regional), na região de abrangência das Unidades Educacionais (Campus) no Estado do Paraná. Pressupõe-se atender a Gestão Pública quanto aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A experiência quanto aos fundamentos teóricos, metodológicos e produtos das ações do Observatório estão disponíveis no site institucional: http://reitoria.ifpr.edu.br/documentos-institucionais/observatorio-regional/.  A formação de Observatórios Locais podem diminuir os vácuos entre macros e micros dados propiciados pelos indicadores. Tal iniciativa é diferencial na Gestão Pública da Rede Federal de Educação Tecnológica.
Publicado
2016-05-03