DIRETOR ESCOLAR: A PRÁTICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Karla Ferreira Collere Centro Universitário Unibrasil
  • Nicolle Dhein Sampaio Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: escola, gestão escolar, gestão democrática, educação física

Resumo

Resumo

A escola é uma instituição de ensino, orientada por leis, cuja finalidade é a transmissão de conhecimentos á comunidade. Assim, como qualquer outro ambiente a gestão é indispensável e compreende a presença de um gestor, desenvolvendo afazeres como planejamento, racionalização de recursos e coordenação dessa entidade. Nesse sentido a escola tem como proposta a gestão democrática, na qual engloba a reintegração de todos os integrantes da sociedade, permitindo a criação de um novo modelo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a educação física como um campo de interdisciplinaridade entre princípios filosóficos, psicológicos e sociológicos, contribuindo para gerir uma escola na qual o diretor necessite de um olhar amplo para seu cotidiano, frisando o homem como um ser biopsicossocial. Ao fim pretendemos que esse estudo leve para a sociedade á compreensão sobre gestão democrática, fazendo com que o objetivo de formar indivíduos críticos e participativos para a transformação social seja alcançado. Por conseguinte, houve um conflito em saber se professores de educação física poderiam atuar no cargo de gestor, em razão de existir um grande número de licenciados em pedagogia trabalhando nessa função, sendo assim, optou-se no presente artigo em descrever como ocorre a gestão escolar desenvolvida por professores de educação física nos cargos de direção. Nossa metodologia consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo – descritivo, pois, como instrumento será utilizado à entrevista estruturada, para que ao final do processo se obtenha a quantificação dos dados. Em relação á apresentação de dados, resultados, discussão e conclusão, a análise encontra-se em desenvolvimento.

Publicado
2018-02-20
Seção
Educação Física