INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA REGULAR

  • MARIA ANGELICA BOTELHO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Palavras-chave: educação, inclusão escolar, Síndrome de Down

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar como ocorre a inclusão escolar da criança com Síndrome de Down no ensino fundamental na escola regular. Visto que a inclusão escolar tem sido um tema muito discutido na área da educação, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar como se dá este processo. Embora se identifique um avanço educacional, a inclusão escolar apresenta dificuldades em ser implementada, uma vez que muitas escolas não estão preparadas para receber o aluno com deficiência. Uma educação inclusiva requer a aplicação de uma pedagogia centralizada no aluno, respeitando a diversidade humana, independentemente da sua condição e diferença. Ou seja, a construção de um modelo educacional inclusivo com modernização do ensino e mudanças nas instituições, incentivo aos professores a aperfeiçoarem suas práticas, para que estejam capacitados para atender adequadamente as necessidades desses alunos. Espera-se com este trabalho acrescentar uma reflexão à comunidade acadêmica sobre o tema, na perspectiva que todos aprendam a conviver com as diferenças, considerando, sobretudo, fortalecer a relação entre escola e família, objetivando a remoção de preconceitos e a não adaptação desses alunos na escola regular. A metodologia utilizada para esse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, e para embasamento teórico fez-se estudo de vários autores que abordam a temática em discussão. Esta pesquisa encontra-se em fase de execução.
Publicado
2019-08-20
Seção
Pedagogia