COMO OS PROFESSORES MINISTRAM A DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Ana Paula Vieira UNIBRASIL
  • Eveline Rocio Cordeiro UNIBRASIL
  • Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo UNIBRASIL
Palavras-chave: Dança, conteúdo, educação física escolar.

Resumo

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Educação Física proporciona várias experiências de aprendizagem afetiva, social e ética. Isso faz com que o professor tenha um conhecimento aprofundado sobre os seus alunos e a partir desse conhecimento faz com que o professor consiga trabalhar uma das formas de expressão corporal: a dança. Dança na escola não tem como prioridade formar bailarinos, sim dar uma oportunidade de vivenciar novas expressões corporais, uma nova forma de se manifestar. É de suma importância que a dança seja ministrada por um professor o que irá guiar os movimentos em uma segunda parte deixar o próprio aluno explorar sua expressão. A dança pode ser orientada por professor de educação física ou de artes, porém a metodologia utilizada será de forma diferenciada por vários fatores, científicos e pedagógicos. Encontramos várias problemáticas relacionadas ao conteúdo dança, como por exemplo professores com dificuldade ao realizar aulas, trabalhar dança somente em datas comemorativas, alunos inibidos, motivos religiosos. Este estudo busca entender as dificuldades que os professores enfrentam ao trabalhar o conteúdo dança nas escolas, por isso buscamos realizar essa pesquisa para futuramente auxiliá-los, para que os professores de educação física realizem a sua aula com mais informações acerca do tema e a dificuldades que ele suscita. A formação de quem atua na área da dança é um dos pontos críticos, sendo que profissionais mal preparados para atuar no ambiente escolar terão dificuldade em ministrar o conteúdo em questão. Esse estudo tem como pergunta problema: Como os professores de Educação Física utiliza a dança em suas aulas? Para responder esse questionamento traçamos o objetivo geral: verificar como os professores de Educação Física utilizam a dança em suas aulas. O presente estudo tem como objetivos específicos: compreender o contexto da dança na escola; identificar como o conteúdo dança é aplicado nas aulas de Educação Física; mapear as dificuldades dos professores em realizar as aulas de dança. Esse estudo está em andamento por isso não apresenta resultados e considerações finais.


Biografia do Autor

Ana Paula Vieira, UNIBRASIL
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CENTRO UNIVERSÁTORIO AUTONÔMO DO BRASIL.
Eveline Rocio Cordeiro, UNIBRASIL
Acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do CENTRO UNIVERSÁTORIO AUTONÔMO DO BRASIL.
Ana Leticia Padeski Ferreira de Azevedo, UNIBRASIL
Docente do CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL.
Publicado
2019-08-19
Seção
Educação Física