INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR DIANTE DO PROCESSO DE ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS FAZENDO O USO DA AFETIVIDADE

  • ISLA DOMINGUES DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
  • LUCIANE ANTUNES DE ALMEIDA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Palavras-chave: criança, educador, afetividade, acolhimento, Educação Infantil.

Resumo

O presente trabalho visa compreender a afetividade, elemento fundamental no processo de acolhimento da criança, em fase de Educação Infantil. Parte-se do pressuposto de que papel do educador não se limita ao preparo e organização do processo de acolhida das crianças, que necessitam se sentir amadas, aceitas, ouvidas, sobretudo, nesta fase em que sua personalidade está em processo de formação. É desejável que este profissional seja capaz de perceber as necessidades dos educandos, bem como de atuar, de maneira efetiva, nas várias situações, vivenciadas pelas crianças, a partir de suas primeiras relações sociais, tais como mediação e resolução de conflitos, por meio das quais elas terão oportunidade de desenvolver suas habilidades socioemocionais. É também no contexto escolar que as crianças se deparam com as mais diversas emoções, tanto as mais prazerosas, quanto com as de mais difícil trato. Portanto, cabe a este profissional o papel de, não só oportunizar a compreensão, por parte da criança, de que todas são de igual relevância no processo de ensino-aprendizagem, mas também de colaborar neste aprendizado, que parte do exercício de reconhecimento destas e da compreensão da sua função neste processo. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico, toma como suporte teórico os autores que se destacam na área, dentre eles, Ariés (1981), Piaget (2014), Vygotsky (1991) e Wallon (1986). Discorre sobre a concepção de infância na sociedade a partir do século XVI, as transformações sociais e os novos formatos acerca das discussões sobre a infância, promovendo seu estudo a partir de uma análise de desenvolvimento e comportamento, através de aspectos cognitivos e afetivos. Além disso, o trabalho trata também do surgimento das primeiras instituições escolares do Brasil, bem como as leis que garantem o acesso e a permanência da criança na Educação Infantil.

Publicado
2019-08-20
Seção
Psicologia