JOGO DE MATRIZ DE DUAS PESSOAS COM SOMA ZERO

  • lucas eduardo do prado rodrigues UNIBRASIL- Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Nielsen Mello Gonçalves UNIBRASIL- Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Paulo Vitor Lima UNIBRASIL- Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Ricardo Ramos UNIBRASIL- Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Nícolas Alan Silva UNIBRASIL- Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • ANDREIA TABORDA SANTOS UNIBRASIL- Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Jogos, matrizes, Multiplicação de matrizes

Resumo

Uma parte dos jogos de estratégia se utiliza de matrizes em sua essência e se pode aplicar conceitos de probabilidade em suas operações, as matrizes utilizadas podem variar de tamanho dependendo das necessidades atuais do jogo como, por exemplo [3x3], [3x4], [3x6]. A decisão de realizar este estudo foi devido à curiosidade em entender melhor o funcionamento do mesmo com base na utilização das matrizes, como por exemplo, em um jogo de matriz de duas pessoas com soma zero. Onde o uso do cálculo de probabilidade para definir um método para que se obtenha o resultado desejado pode ser possível, o termo “soma zero” significa que a cada turno que é jogado, o ganho positivo de um jogador se iguala ao ganho negativo (perda) do outro jogador. Ou seja, a soma dos dois ganhos é zero. Para introduzir os conceitos básicos da teoria de jogos, consideramos o jogo anteriormente citado, e em que temos dois jogadores. Iremos chamá-los de jogado um e jogador dois. Cada jogador tem uma roleta com um ponteiro móvel fixado em seu centro, por razões que ficarão claras, vamos denominar a roleta do jogador um de roleta das linhas e a roleta do jogador dois como roleta das colunas. A roleta das linhas é dividida em três setores, numerados de 1 a 3 e a roleta das colunas são divididas em quatro setores, numerados 1 a 4 (Foi montado uma matriz 3x4 onde foram atribuídos seis valores positivos e seis valores negativos do qual variam entre -5 e 6 aleatoriamente distribuídos), para jogar cada jogador irá girar o ponteiro de sua roleta, até́ parar aleatoriamente em uma casa, o número no qual cada roleta parar é denominado como o movimento do jogador, assim, o jogador um tem três movimentos possíveis e o jogador dois tem quatro movimentos possíveis, dependendo do movimento feito por cada jogador e consultado a posição na matriz e então o jogador um faz um pagamento ao jogador dois ou vice-versa essa compensação não precisa ser em dinheiro, mas qualquer espécie de bem de consumo ao qual possamos associar um valor numérico. Uma das possibilidades que foram encontradas foi a de que se for possível medir a força utilizada na hora de girar o ponteiro a probabilidade de se obter o resultado desejado será maior do que simplesmente girá-lo aleatoriamente e esperar um resultado positivo. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise a fim de entender o funcionamento de um jogo simples que se utiliza de uma matriz e desvendar um método de se calcular qual será o resultado provável de suas ações dentro do mesmo.

Publicado
2019-08-20
Seção
Sistemas de Informação