ESTRATÉGIAS DE ASSESSORIA DE IMPRENSA DE COMO COMBATER CRISES EMPRESARIAIS

  • Leandro Holanda Cordeiro Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: assessor de imprensa, crise empresarial, importância da assessoria, importância da nota oficial, técnicas de assessoria de imprensa.

Resumo

Resumo

 

O trabalho de assessoria de imprensa (ASI) não é bem visto pelos grandes veículos de comunicação e jornalistas das tradicionais redações. Apesar disso, é o assessor que consegue promover a imagem do seu assessorado junto à imprensa em geral, ou até específica. Isso também é válido no auxílio de momentos de crise vivido pela corporação.  Confunde-se quem acredita que o trabalho de um funcionário de assessoria de imprensa é simplesmente escrever os press releases, que são materiais de divulgação produzidos pela ASI destinado aos veículos e atraí-los com solicitações de entrevistas.  O objetivo do artigo científico é demonstrar como funciona na prática o dia-a-dia desse funcionário. Um texto conhecido como Nota Oficial sobre qualquer assunto de crise, apesar de ser escrito em poucas linhas, deve ser feito com clareza, devido sua importância já que tem a posição da empresa sobre determinado assunto. Nesse trabalho científico será mostrado à necessidade do assessor ter o papel de advogado do diabo em suas apurações internas sobre qualquer caso de crise, independentemente o tamanho da empresa. Cabe ao assessorado realizar as perguntas corretas com a diretoria empresarial e seus departamentos adjuntos: jurídico, recursos humanos, etc e após o entendimento, produzir uma nota que esclareça a posição corporativa. Nesse trabalho são apresentadas técnicas de como ser um bom assessor.

Biografia do Autor

Leandro Holanda Cordeiro, Centro Universitário Autônomo do Brasil
Assessoria de Imprensa
Publicado
2019-08-20
Seção
Jornalismo