A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS AULAS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

  • Rhuan Gonçalves Regniel Graduando do curso de licenciatura em Educação Tisica do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
  • Thiago Domingues Docente do Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Educação Física, Escola, Perspectiva, Alunos

Resumo

Levando em conta, que atualmente a maioria das escolas do ensino médio da rede publica brasileira, ainda segue o método de ensino chamado de ``escola tradicional``, onde se tem o tratamento denominado ``mecânico`` dos alunos, de certa forma industrial, onde estão colocados como uma massa e acabam não se desenvolvendo integralmente todos da mesma forma, pois não existem indivíduos totalmente iguais, portanto, cada um tem seu aprendizado diferente. O presente estudo, tem como contribuição a sua busca da visão e perspectiva daqueles que estão sendo ensinados, ajudando a compreender quais metodologias estão dando certo, e o que se deve repensar e tentar criar novas formas de ensino para buscar níveis cada vez melhores de aprendizagem dos alunos. A perspectiva dos alunos como tema de pesquisa, acaba se tornando um objeto de estudo muito importante, porque entrega parte da compreensão sobre o atual sistema de ensino predominante nas escolas, visto que a Educação Física, não e vista de forma positiva por todos os alunos, e frequentemente vista como uma matéria onde apenas se tem a participação na mesma, para a obtenção de nota, existe a missão de transformar a visão dos alunos sobre a Educação Física, em uma matéria de relevância, não apenas no currículo escolar, como na formação integral dos mesmos. O estudo, então, busca compreender como atualmente funciona o sistema de ensino predominante nas escolas, e coletar dados, para posteriormente discutir a respeito do que tem sido aplicado, e se também serão possíveis variações e mudanças que proporcionem maior vontade de aprender dos alunos e aproveitamento do aprendizado.

Publicado
2020-01-22
Seção
Educação Física

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)