IMAGEM CORPORAL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA BUSCA SEM FIM

  • Lisiê MORO
  • Juliana SMINKA
Palavras-chave: imagem corporal, indústria cultural e massificação

Resumo

O presente artigo analisa um estudo de revisão bibliográfica, que aborda a constante busca da sociedade pela imagem corporal, sempre buscando o “perfeito”, levando assim a total reflexão do estudo, pois atualmente as pessoas procuram a ajuda de um profissional da área de educação física dentro das academias sempre com o intuito de melhorar sua aparência no espelho e não pensam na atividade física como saúde, o estudo também procura compreender o motivo de tanto desejo, a qualquer custo por esse ideal de beleza, que é imposto através de bens de cultura, comparando imagens de corpo em revistas de fitness antigas e atuais, seguindo uma linha sociológica voltada para a indústria cultural, usando a teoria de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, fazendo um paralelo com a imagem corporal. A indústria cultural é considerada como um sistema politico econômico que produz bens de cultura como filmes, livros, musicas da moda, revistas, entre outros, que se tornam bens de consumo e os mesmos são massificados, perdendo assim a essência real, onde quem produziu acaba perdendo seus sentimentos que completam esses bens de cultura, tornando se um produto voltado ao capitalismo. Nisso se encaixa a ideia de imagem corporal, onde os meios de comunicação expõem um padrão e o mesmo é lançado na sociedade e assim é reproduzido. Tavares (2003) diz que a compreensão do conceito de imagem corporal esta vinculada ao significado dos termos imagens e corpo e que sua definição não é simplesmente uma questão de linguagem, tem uma dimensão muito maior, se pensarmos na subjetividade de cada individuo. Sendo assim, podemos analisar o objetivo da indústria cultural em sempre estar lançando novos modelos, com o objetivo de reprodução, e não com objetivo de valorização individual dos ‘produtos’ lançados para a sociedade através dos bens de cultura.