A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA ARTE

  • Cínthia Nunes dos Santos Ribeiro de Freitas Centro Universitário Unibrasil
  • Nadiara Scremin Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: Arte, Interdisciplinaridade, Ensino Fundamental.

Resumo

A Arte contribui para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança e por meio dela o aluno é levado a diferentes reflexões, que ampliam seu conhecimento de mundo, indo além do que é proposto. Porém muitas vezes a Arte no contexto escolar fica restrita a aulas pontuais e limitadas. Diante disso, a Interdisciplinaridade se mostra como uma ferramenta que contribui para a expansão deste tipo de reflexão, permitindo que o estudante torne-se mais crítico e reflexivo diante de sua aprendizagem, ampliando seu conhecimento e possibilitando um aprofundamento da relação teoria e prática. Com base nos trabalhos de Ferreira (2015), Coleto (2009), Thiesen (2008), Cunha (2011) e Almeida (2009), essa pesquisa tem por objetivo demonstrar que a Arte ultrapassa as paredes de uma única sala e de uma única prática pedagógica. Propõe-se levantar de que forma a interdisciplinaridade auxilia na vivência dos conteúdos de Arte e como a disciplina pode permear os outros campos do saber dos alunos. A pesquisa se dará por meio de revisão bibliográfica, observação de aulas de Arte, elaboração de proposta aplicável e aplicação da proposta elaborada em uma Escola Pública de Curitiba para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Desta forma, pretende-se analisar a participação dos alunos nas atividades propostas e a relevância que as reflexões passam a ter diante da sensibilização artística. Os resultados serão descritos e analisados de forma qualitativa. Com esta pesquisa, espera-se auxiliar a comunidade pedagógica na implantação desta prática interdisciplinar, permitindo a expansão dos conhecimentos de Arte e da ampliação do conhecimento de mundo que só eles podem proporcionar.

Biografia do Autor

Cínthia Nunes dos Santos Ribeiro de Freitas, Centro Universitário Unibrasil
Graduando do curso de Padagogia do Centro Universitário Unibrasil
Nadiara Scremin, Centro Universitário Unibrasil
Graduando do curso de Padagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia