OS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS ALFABÉTICOS DOS EDUCANDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Lidiane Brand Centro Universitário Unibrasil
Palavras-chave: alfabetização, letramento, métodos de ensino, práticas pedagógicas, professor alfabetizador.

Resumo

O presente trabalho analisa os fatores que interferem no processo de construção dos conhecimentos alfabéticos dos educandos do primeiro ano do Ensino Fundamental, visto que, este é de extrema importância para seu desenvolvimento pessoal e social. Através deste, o sujeito torna-se participante ativo na sociedade. O objetivo central desta pesquisa é identificar os fatores que interferem no processo de construção da alfabetização e qual a concepção dos professores em relação a este processo. O interesse inicial na pesquisa, surgiu das dúvidas encontradas enquanto estudante, e posteriormente, nas experiências como profissional dentro do ambiente escolar. Para alcançar os objetivos almejados, conta-se com aporte teórico de especialistas em alfabetização e letramento, como: Magda Soares, Emília Ferreiro, Maria Rosário Longo Mortatti. O trabalho está organizado em três capítulos, o primeiro aponta o contexto histórico e as legislações da educação e alfabetização nacional. No capítulo seguinte, evidencia-se o conceito de alfabetização e letramento, e também quem é a criança na fase da alfabetização. O terceiro capítulo revela a pesquisa de campo de cunho quanti-qualitativa realizada no município de Pinhais-PR, através de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações realizadas nas escolas com maior e menor IDEB no município de Pinhais-PR. A pesquisa de campo em andamento será analisada, considerando os dados coletados com os participantes da pesquisa para então compreender quais os principais fatores que interferem no processo de construção dos conhecimentos alfabéticos e quais estratégias os profissionais adotam em suas práticas pedagógicas.


Biografia do Autor

Lidiane Brand, Centro Universitário Unibrasil
Graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unibrasil
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia