ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE.
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa alcançar tanto o público que não finalizou seus estudos seja no nível do ensino fundamental e/ou médio, como também abranger/oferecer conhecimento aquele indivíduo que não possui conhecimento de leitura e escrita. Frente a isso a temática desse estudo concentra-se na alfabetização e letramento na EJA. Visando responder a problemática sobre quais os desafios do professor alfabetizador na Educação de Jovens e Adultos e suas implicações para a formação docente. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor alfabetizador na Educação de Jovens e Adultos e suas implicações para a formação docente. Trata-se de um estudo que pretende realizar uma análise de dados a partir da pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa um questionário com perguntas abertas e de perfil, o qual será aplicado a professores da etapa inicial da EJA que trabalham com o processo de alfabetização e letramento nesta modalidade de ensino. A revisão bibliográfica divide-se em dois capítulos, o primeiro contextualiza a Educação de Jovens e Adultos, tendo como principais referenciais teóricos: Haddad; Di Pierro (2000), Paiva (1987) e Ribas (2013). O segundo capítulo contempla a questão da alfabetização e do letramento na EJA, tendo como principais autores: Soares (2003); Mortatti (2006) e Freire (2011). O terceiro capítulo, ainda em desenvolvimento, irá apresentar os resultados da pesquisa empírica contemplando os desafios do professor alfabetizador na EJA e as implicações para a formação docente.