O BRINCAR NA INCLUSÃO

  • Larissa da Silva Ávila CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Palavras-chave: brincar, inclusão, aprendizagem.

Resumo

Esse trabalho visa compreender a importância do brincar na educação inclusiva.O brincar é apontado por autores da educação, como uma ação importante no desenvolvimento da criança. O motivo de pesquisar este tema parte do princípio de que o ato de brincar pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das crianças de inclusão e é importante incitar uma reflexão sobre o brincar no processo inclusivo. A pesquisa tem como objetivo geral identificar a importância do brincar para a criança de inclusão e, como objetivo específico, relacionar o aprendizado com o relacionamento e a percepção da criança com o brinquedo. O conceito de brincar deste trabalho é o de Fontana (2002) que o apresenta como uma experimentação, que traz a possibilidade de relacionamento, estimula a imaginação, a expressão, a compreensão, o confronto, a negociação e a transformação, envolvendo as atividades cognitivas da criança com um todo. Ainda para essa autora, o brincar é uma prática social com atividades simbólicas que permite a interação com o outro. A metodologia adotada para esse trabalho é de pesquisa exploratória de cunho qualitativo, e o instrumento de coleta de dados será o questionário semi estruturado que indagará a professores sobre a temática. O questionário será aplicado para duas professoras regentes de turmas de primeiro ano de uma escola municipal de Curitiba. Espera-se observar qual a importância do brincar e os benefícios que este traz para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes de inclusão.

Biografia do Autor

Larissa da Silva Ávila, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIBRASIL
Graduanda de Pedagogia do Centro Universitário UNIBRASIL
Publicado
2020-01-22
Seção
Pedagogia