O ESTIGMA MIDIÁTICO: Análise de discurso em veículos jornalísticos brasileiros sobre as mulheres transgêneros

  • Bruna Marcela Amorim Gazabin Unibrasil Centro Universitário
Palavras-chave: mulher transgênero, jornalismo, gênero, mulher

Resumo

A temática do preconceito de gênero no Brasil será o principal enfoque de reflexão tratado neste artigo que tem como propósito identificar o modo como a mulher transgênero é retratada na mídia, dando ênfase em veículos noticiosos. A análise do discurso – realizada em matérias dos veículos Gazeta do Povo, com linha editorial mais conservadora, e The HuffPost Brasil, com linha mais progressista – será o método utilizado na investigação, que objetiva compreender a relação entre discurso e realidade sobre as mulheres transgênero. Assim, o artigo tem como finalidade expor a estigmatização dessa minoria e demonstrar como a falta de empatia torna dificultosa a vivência dessas mulheres dentro da sociedade brasileira.

Publicado
2020-01-22
Seção
Jornalismo