A (DES)CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS IDENTIFICATÓRIOS: ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA

  • Renata Kloster DEZONET
Palavras-chave: adolescente, rua, identidade

Resumo

A adolescência é considerada uma fase difícil pelas inúmeras mudanças no estágio psicosocial (criança-adulto), também é marcada pelo fato de que a identidade do sujeito vai sendo construída e fixada em seus mecanismos. Essa fase é vista como algo cultural, onde cada cultura apresenta um padrão desejado de adolescente.  O ambiente em que vive é fundamental para o seu desenvolvimento psicossocial e dessa maneira para o desenvolvimento da identidade do adolescente, que vai tomando forma e se concretizando pelas relações sociais que o sujeito estabelece. À medida que o mesmo se depara com as mudanças, incertezas e as inseguranças dessa fase, a identidade social, cultural, profissional, religiosa e sexual sofre um processo de transformação contínua. Durante o desenvolvimento da identidade podem ser observadas algumas crises. Então enfrentar essas crises torna-se necessário para que os adolescentes solidifiquem aspectos de sua identidade pessoal e social. O presente artigo busca estudar a problemática vivida por adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e em como a sua identidade se constrói no contexto das ruas. Os valores, sentimentos e auto-imagens fazem parte do processo de construção identitária, que depende muito de como os outros o percebem. Esse é o desafio do adolescente nas ruas: a invisibilidade social. A proposta então é discutir como o adolescente em situação de rua passa por esse processo de construção de sua auto-imagem, entendendo que muitas vezes ele não terá quem o perceba e este processo terá fortes reflexos em sua vida posterior. O adolescente em vulnerabilidade social é entendido muitas vezes como alguém que tem pouca ou nenhuma condição de um crescimento social ou até mesmo de fazer parte da sociedade sem ter sua imagem marginalizada. O que fica como escopo do estudo a seguir é como acontece a desconstrução desses processos identificatórios permeados na maioria das vezes de preconceitos, o que acarreta consequências para os adolescentes, sua família e sociedade como um todo.