TERMOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE RASTREIO E PREVENÇÃO DAS COMPLICAÇÕES DO PÉ DIABÉTICO: REVISÃO DE LITERATURA

  • Nicolle Nunes UniBrasil
  • Giorgia UniBrasil
Palavras-chave: Termografia; Diabetes Mellitus; Neuropatia.

Resumo

Introdução: O diabetes mellitus é uma desordem metabólica crônica que necessita de constante supervisão médica para prevenir graves complicações. A hiperglicemia pode afetar a visão, nervos, vasos sanguíneos, coração e até os rins. Os vasos sanguíneos quando afetados, tem como repercussão a insuficiência da circulação sanguínea, principalmente nas extremidades inferiores, assim como dano aos nervos, que podem levar a complicações mais graves nos pés, que podem resultar em ulcerações e até amputação do membro afetado. Justificativa: Neste sentido, verifica-se que o método proposto de usar a termografia como um instrumento de rastreio, tem grande importância quando se trata de investigar possíveis complicações que o diabetes mellitus decorre, assim como o trabalho de prevenção que pode ser realizado em cima dos resultados obtidos pela termografia quando aplicado nos indivíduos com DM. Método: Este estudo caracteriza-se por uma revisão de literatura. Para a realização desta pesquisa foram utilizadas a bases de dados Bireme, PubMed e Scielo, considerando os artigos do período de 2010 a 2019. Os seguintes descritores foram utilizados para o rastreio dos artigos: Termografia, Diabetes Mellitus, Neuropatia e seus respectivos descritores em inglês (Thermography, Diabetes Mellitus, Neuropathy). Selecionados os artigos, foi realizada a leitura dos resumos, quando estes respeitavam os critérios de inclusão, a leitura do artigo era realizada na íntegra e este incluído no estudo. Resultado: Foram encontrados 51 artigos no total, e desses 26 foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão para o desenvolvimento do estudo. Ao analisar os resultados obtidos pelos estudos que foram selecionados para a pesquisa, contempla-se o benefício da termografia como instrumento de rastreio, quando se trata da prevenção de lesões e complicações que o diabetes mellitus resulta em um indivíduo, a vista disso é possível gerar uma perspectiva de aplicar esse instrumento em centros de atendimentos a pessoas com o DM para reduzir os danos a esta população, mantendo a qualidade de vida dos mesmos. Conclusão: O método de termografia como instrumento de rastreio, demonstrou eficiência como auxílio de diagnóstico nos indivíduos com DM, assim como para o trabalho de prevenção que pode ser aplicado aos pacientes com alterações neuropáticas em virtude do diabetes mellitus.

Referências

BALBINOT, Luciane Fachin. Diagnóstico de neuropatia no diabetes mellitus tipo 2 e no pré diabetes. 2012. 79 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Biológicas, Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CHATTERJEE, Sudesna; KHUNTI, Kamlesh; DAVIES, Melanie J. Type 2 diabetes. 2017.

LUCAS, Ricardo Wallace das Chagas; BRIOCHI, Marcos Leal. Termografia aplicada a fisioterapia. 2016. Disponível em: http://www.termografica.org/uploads/2/5/5/7/25570883/livro_termografia_aplicada_%C3%80_fisioterapia.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.

NASCIMENTO, Osvaldo José Moreira do; PUPE, Camila Castelo Branco; CAVALCANTI, Eduardo Boiteux Uchôa. Diabetic neuropathy. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rdor/v17s1/pt_1806-0013-rdor-17-s1-0046.pdf. Acesso em: 22 maio 2020.

SIVANANDAM, S; ANBURAJAN, M; VENKATRAMAN, B; MENAKA, M; SHARATH, D.. Medical thermography: a diagnostic approach for type 2 diabetes based on non-contact infrared thermal imaging. 2012. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22411072/. Acesso em: 22 maio 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global report on diabetes. 2016.
Publicado
2021-06-10
Seção
Fisioterapia