USO DE SISTEMA DE TUTORES INTELIGENTES E COMPUTAÇÃO AFETIVA NO ENSINO ONLINE

  • Renan Passos UniBrasil
  • Gabriel Senna Simão
  • Felipe Scremimm
  • Geisla de Albuquerque Melo Laskoski
Palavras-chave: Sistema de tutores inteligentes; Computação afetiva; Ensino online; Qualidade de ensino.

Resumo

A atual pandemia do novo coronavírus trouxe impacto entre outras áreas, na educação. Os centros acadêmicos adaptaram-se para o modelo educação online de ensino. Este método apresenta diferenças e dificuldades em relação ao ensino presencial convencional, podendo-se citar como as principais: as distrações constantes, a falta e demora de assistência individual bem como a falta de interação social. Em conjunto, tais características geram sentimentos negativos ao estudante, como solidão e desmotivação, resultando em um baixo desempenho acadêmico e desistência. Diante de tais desafios, o trabalho apresentado propõe-se a realizar um levantamento de tecnologias capazes de auxiliar no ensino online. Os trabalhos escolhidos utilizam duas ferramentas: Sistemas Tutores Inteligentes (STI) e Sistema de Computação Afetiva. O STI é um software utilizado para fins educacionais para uma aprendizagem flexível mediante ao nível de conhecimento do aluno. Já a computação afetiva traz a interação social que um professor aplica em aula, não apenas disponibilizando explicações quando aparecem dúvidas, mas também motivando o aluno, trazendo dinamismo semelhante ao presencial. Pires, Pires e Lopes (2014) apresentam um sistema que divide seu conteúdo em cinco tópicos, sendo: o facilitado, médio, avançado, FAQ’s (Perguntas Frequentes) e exemplos. O aluno tem liberdade para navegar da maneira que desejar, sendo instruído pelo sistema para qual se aplica melhor referente ao seu desempenho e perfil do acadêmico. Já o segundo trabalho, de Santos et al (2001), retrata um sistema que tem objetiva a interação social, utilizando mecanismos da psicologia para analisar o sentimento do aluno e com isso tratá-lo com empatia, tornando a aula interativa. Por fim Silva, Machado e Araujo (2014) apresentam um software disponível no AVA, que ao ser acionado simula um professor, apresentando exercícios, resoluções e conteúdos mesmo quando o professor se encontra offline, tornando possível a análise do desempenho, auxilio individual e envio de resultados para o professor, para inspeção das principais dúvidas dos alunos e sanar no horário de aula. O STI junto a computação afetiva prometem ser um ramo de pesquisa promissor, pois ao trazer um ensino de qualidade com interação social que compreende emoções dos alunos e ajuda acadêmica, traz a impressão de ter um professor presente, promovendo conforto e confiança ao aluno. Foi possível entender que a união destas ferramentas é promissora, pois ao unir uma educação de qualidade com assistência individual e interação social, é possível reduzir fatores relacionados a desistência e baixo desempenho acadêmico, focando nos benefícios que o ensino online pode trazer.

Publicado
2021-06-10
Seção
Engenharia de Software

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