Conforto térmico

  • CRISTHIANE NEIVERTH Unibrasil
  • JOAO GUILHERME DE SOUZA DE PAIVA PAIVA
  • ADRIANO DOS SANTOS BRAZ BRAZ
  • LUIZ HENRIQUE DA CRUZ DA CRUZ
  • LEONARD KOCH AUMANN AUMANN
  • FABIO ALENCAR SCHNEIDER
Palavras-chave: Embalagens longa vida, manta térmica, conforto térmico, transferência de calor e meio ambiente.

Resumo

Desde os primórdios condições adversas levam o homem a interagir com a natureza em busca de técnicas que o possibilitem a sobrevivência. Por exemplo, a agricultura, proporcionou uma forma mais cômoda de sobreviver, podendo “instituir” morada e não mais viver de forma migratória. Outro exemplo é a criação de animais, onde não se fazia mais necessário o combate para obtenção da caça. Adversidades climáticas levaram-no a buscar abrigo em cavernas e utilização de pele de animais para se manter aquecido e protegido. Com a evolução da espécie e tecnologias, hoje (em grande parte), não buscamos mais a sobrevivências, mas sim a qualidade em viver, o conforto e a comodidade. Entretanto, mesmo que não tenhamos mais tais problemas, com toda essa evolução, surgiram novas preocupações e uma delas é o cuidado com o meio ambiente, que vem se mostrando cada vez mais saturado devido ao mau uso por parte da nossa espécie. O leite é um insumo de necessidade básica na grande maioria dos lares brasileiros, produto este que geralmente é encontrado em embalagens longa vida que, quando descartada de maneira incorrera gera transtornos incalculáveis ao meio ambiente. Com isto, o presente trabalhou visou o objetivo de dar um destino sustentável a esta embalagem visando resolver outro problema, o conforto térmico. Para isto buscou-se através da literatura e fabricação de um protótipo provar a eficiência térmica das embalagens quando dispostas em formato de manta e aplicadas na cobertura da residência e provar também o impacto ambiental que tal atitude traria. O resultado ocorreu de acordo com o esperado, com a manta mantendo a temperatura interna do ambiente abaixo da temperatura quando não aplicada. Conclui-se assim que a caixinha apresenta excelentes características para atuar como barreira de calor e se utilizada para este fim, poderá exercer papel importante a preservação do meio ambiente.

Referências

ARANTES, B. Conforto térmico em habitações de interesse – Um estudo de caso. Bauru 2013.Universidade Estadual Paulista – UNESP.
AKUTSU, M.; SATO, N. M. N; VITTORINO, F. Desempenho Térmico de Isolantes Refletivos e Barreiras Radiantes Aplicadas em Coberturas. ENCAD, 2003
CARLETTO, C. Subcoberturas: Aplicação de isolantes térmicos em sistemas de coberturas. [s.l.] Universidade de São Carlos, SP, 2005.
CEMPRE. Ficha técnica leite longa Vida. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2020.
ECYCLE. Embalagem Tetra Pak é reciclável? Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2020.
FELDENS, Leopoldo. O homen, a agricultura e a historia. 1º Edição. Lajeado: Univates, 2018.
GIVONI,B. (1998). Climate Considerations in Building and Urban Design.Van Nostrand Reinhold Co. Distributed by John Wiley and Sons
JAHNKE, Karin. Análise do desempenho térmico de painéis de vedação e mantas para subcobertura com a reutilização de embalagens LV. Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.
LABAKI, Lucila. At al. A reutilização de embalagens do tipo “longa vida” como isolante térmico para coberturas de fibrocimento sem forro. Docplayer. Disponivel em: . Acesso em:14 set. 2020.
LEADBITTER, Jason. PVC and sustentability. Prog. Polym. Sci. 27 (2002)
MEDEIROS, M. F. et al. Viabilidade econômica de mantas térmicas, produzidas a partir de resíduos de asfalto, para revestimento de telhados. Revista Materia, v. 24, n. 4, 2019.
Michels, Caren. Análise da transferencia de calor em coberturas com barreiras radiantes. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
MORAN, M. J.; SHAPIRO, H. N.; MUNSON, B. R. Introdução à Engenharia de Sistemas Térmicos. [s.l.] LTC — Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2005.
OLIVEIRA, T.; RIBAS, O. Sistemas de controle das condições ambientais de conforto. Série Saúde & Tecnologia. Brasilia, Ministreio da saude, 1995.
SCHMUTZLER, L. O. F.; ARRUDA, A. C. F. de. Projeto Forro Vida Longa –
UNICAMP. 2000. Disponível em: .
SOUZA, Okky de. Calor que ameaça a vida. Revista VEJA. Editora Abril. Edição 1893, ano 38 - nº 8. 23/de fevereiro de 2005.
Publicado
2021-06-11
Seção
Engenharia Mecânica

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>