FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA

  • Leticia Mesquita Correa Unibrasil
Palavras-chave: formação inicial; pedagogia; educação emancipadora.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar a formação inicial oferecida no curso de licenciatura em pedagogia numa perspectiva emancipadora, e por objetivos específicos apresentar o contexto histórico da formação de professores no Curso de Pedagogia no Brasil, analisar as concepções pedagógicas e suas influências na formação do pedagogo e discutir a importância da formação inicial no curso de pedagogia no paradigma de uma educação emancipadora. Durante muito tempo a reprodução foi à base das práticas pedagógicas, visando apenas à transmissão do conteúdo. No século XX a partir das pedagogias progressistas, esse pensamento racional começou a perder espaço e com isso surge também uma necessidade de um paradigma inovador. Essa pesquisa se justifica pela relevância e necessidade de se discutir e problematizar uma formação de professores assentada e um paradigma inovador, com visão holística, crítica e emancipadora. Neste sentido busca-se compreender: Que tipo de formação os professores da educação básica estão recebendo? Essa formação visa sua autonomia e emancipação? A realização dessa pesquisa poderá contribuir para conhecermos melhor o curso de Pedagogia, sua evolução histórica, as influências na formação do pedagogo, por ser de grande relevância para a academia. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa. O delineamento adotado foi o bibliográfico.  A estrutura e organização da pesquisa seguem por quatro capítulos, sendo o capítulo I reservado para apresentação da contextualização da formação inicial de professores no contexto nacional, elencando dados sobre os cursos (Normais e Pedagogia) e suas respectivas histórias e determinações legais. No capítulo II se discute as tendências e concepções pedagógicas à luz de Libâneo (1985) que nos orienta sobre o processo evolutivo e diferentes abordagens que influenciam a formação dos professores. Para o capítulo III se discute a necessidade de superação do paradigma conservador para o paradigma inovador fundamentado em Behrens (2005). No capítulo IV será realizado um levantamento de pesquisa do tipo estado da arte na plataforma ACADEMIA.EDU acerca da pedagogia emancipadora tão necessária e emergente.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia