DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Patricia Altenhofen UniBrasil
  • Vânia Regina Werner UniBrasil
Palavras-chave: diferenciação pedagógica, heterogeneidade, inteligências múltiplas, estratégias de ensino

Resumo

Sabe-se que os indivíduos aprendem de formas distintas e, portanto, diferentes caminhos para a construção de conhecimentos devem ser oferecidos. Assim, este trabalho propõe-se a discutir o ensino escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva de diferenciação pedagógica. Além disso, é objetivo desta pesquisa alimentar o debate acerca da heterogeneidade em sala de aula, bem como investigar quais as representações dos professores acerca desse tema. Para isso, foram tomadas como base as considerações de Bönsch (2011), Esteban (2006), Gardner (1983 e 1995), Guimarães (2013) e Portilho (2011). O material de investigação é constituído por um questionário online sobre o referido tema respondido por professores das redes pública e particular. Até o presente momento, trinta docentes participaram da pesquisa, cujos resultados ainda serão analisados. Com base na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1983 e 1995) e nos estudos de Portilho (2011) acerca das diferentes formas de aprender, fica evidente que esses fatores contribuem diretamente com a heterogeneidade no ambiente escolar. No entanto, a partir de uma análise inicial e ainda parcial das respostas obtidas é interessante observar, nas respostas obtidas até o momento, que, embora grande parte dos professores considerem a sala de aula um ambiente heterogêneo, a maioria deles não acredita que as diferentes inteligências e formas de aprender tenham relação direta com a heterogeneidade escolar. É possível afirmar ainda que, para grande parte dos participantes, a falta de conhecimento acerca de estratégias que possam auxiliar no trabalho com a diferenciação pedagógica faz com que diferentes caminhos de aprendizagem não sejam oferecidos em sala de aula. Dessa forma, também é objetivo deste trabalho apresentar algumas estratégias de ensino que possam auxiliar os docentes em suas práticas de ensino.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia