AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTDICS): UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Eliane Costa Zacarias Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
Palavras-chave: Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação; formação continuada; mediação pedagógica; tecnologia educacional.

Resumo

Na sociedade, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação tem transformado as relações humanas com o meio, com o outro e consigo mesmo. O objetivo desta pesquisa é fomentar a discussão da importância do uso das tecnologias em sala de aula. As Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação fazem parte da rotina de alunos e professores. A escola reflete as mudanças da sociedade e a tecnologia digital trouxe uma grande transformação nas formas de se comunicar e se relacionar do séc XXI. Atualmente, o que se observa é o uso de algumas tecnologias em sala de aula como recursos pedagógicos, porém por vezes de forma tímida. Por meio de uma revisão bibliográfica, buscou-se o referencial teórico para o aporte à pesquisa em autores como Kenski (2007), Lévy Pierre (1999), Castells (1999) e Moran, Masetto e Behrens (2000) que contribuem com esta discussão. Moran, Masetto e Behrens (2000) afirmam que a mediação pedagógica é fundamental para o uso adequado das tecnologias em sala e complementando esta afirmação Kenski (2007) atribui os resultados positivos desta prática à formação continuada dos professores. A metodologia de pesquisa foi a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e adotando como procedimento a observação de aulas on-line ministradas por professores da Prefeitura Municipal de Curitiba, no período de ensino remoto por ocasião da pandemia da Covid-19. Esta pesquisa pretende contrastar esta prática com as teorias estudadas. Espera-se que concluído, este estudo traga contribuições para a sociedade e para as práticas pedagógicas, ampliando o conhecimento e o uso da tecnologia como aliada à aprendizagem.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia