A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ENCONTRADOS NO BRASIL.

  • Thais Cardoso de Freitas Unibrasil
  • Karina Gomes Rodrigues
Palavras-chave: Evasão Escolar; Intraescolar; Evadidos.

Resumo

Esta pesquisa tem como tema as causas intraescolares da evasão escolar no Ensino Médio, segundo a perspectiva de jovens evadidos. O tema foi definido a partir de uma inquietação por parte da pesquisadora com os altos índices de evasão escolar no Brasil, onde os alunos mais afetados são os do Ensino Médio, por determinados fatores. O objetivo da pesquisa é identificar as possíveis causas da evasão escolar, as formas como os alunos evadidos correlacionam situações intraescolares e a evasão. O problema de investigação dessa pesquisa é analisar quais as motivações desses alunos que os levam a abandonar os estudos? Para alcançar o objetivo pretendido, foi realizado um estudo bibliográfico que discute aspectos da evasão escolar no Brasil, e também foi realizado uma investigação para identificar o panorama atual de evasão escolar no ensino médio das escolas públicas do Paraná. e, por fim, desenvolver alguns métodos para reduzir os índices alarmantes da evasão escolar, utilizar alguns métodos para o desenvolvimento do trabalho, como: pesquisas de campo dentro das escolas estudadas, entrevistas com professores, coordenadores, alunos evadidos e não evadidos, pais de alunos e funcionários. A pesquisa classifica-se como qualitativa e apresenta-se como uma revisão bibliográfica. Ainda em desenvolvimento já foi possível identificar algumas possíveis causas do problema da evasão, como sendo: problemas sociais, alunos que trabalham e não tem condições de ir para a aula, desmotivação com os estudos ou atrasos significativos em sua aprendizagem.  Acredita-se que a conclusão do Ensino Médio, além de um direito, reduz as desigualdades, melhora as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho e forma cidadãos autônomos. Porém, observa-se também que o ensino ofertado nas escolas públicas brasileiras não possibilita o desenvolvimento integral do aluno, pois muitas vezes é de baixa qualidade, atratividade e significado, acarretando, muitas vezes, o abandono escolar.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)